quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PF apreende 116 quilos de pasta de cocaína

A Polícia Federal em Rondônia apreendeu nessa madrugada, 24/02, 116 kg de pasta-base de cocaína e derivados num veículo GM/CELTA, no Distrito de Jaci-Paraná. Na ocasião os Policiais Federais prenderam em flagrante delito nesta terça-feira a noite WAGNER DIEGO DE SOUZA PIRES (W.D.S.P.) como suspeito pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes.

O preso teria sido contratado para realizar o serviço de “batedor” no transporte de 116 kg de pasta-base de cocaína e derivados, desde o município de Guajará-Mirim/RO para Porto Velho/RO. Wagner estava tripulando uma motocicleta Yamaha Fazer 250, quando foi interceptado pela PRF, no posto próximo ao Distrito de Jacy-Paraná.

A equipe policial abordou um veículo GM/CELTA no Distrito de Jaci-Paraná, que, após abalroar uma viatura da PF, empreendeu fuga em direção às margens do Rio Jaci-Paraná, local onde foi abandonado com a referida quantidade de entorpecente.

Até o momento, o motorista do CELTA não foi encontrado.


Fonte: DCS/SR/DPF/RO

Ministério Público Federal divulga liminar e sentença que proíbem taxa de diploma em faculdades

Porto Velho (RO), 24.02.2010 – O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia divulgou hoje em sua página na Internet as decisões judiciais que proíbem a cobrança de taxa de diploma em faculdades particulares de Rondônia. Nos últimos dias, graduandos de várias faculdades têm procurado o órgão para saber quais são as faculdades que estão proibidas de efetuar a cobrança e também relatar casos de descumprimento da ordem judicial. O MPF pede aos alunos que procurem o órgão para informar eventuais cobranças indevidas para adoção de providências.
A cobrança indevida da taxa de diploma foi discutida na justiça em duas ações civis públicas. A primeira foi iniciada na unidade do MPF em Ji-Paraná e já teve sentença judicial que proíbe a cobrança. As instituições de ensino que constam nesta primeira ação são a Associação Educacional de Cacoal (Unesc), Sociedade Pimentense de Educação e Cultura (FAP) e Sociedade Regional de Educação (Facimed).

A segunda ação civil pública foi iniciada na unidade do MPF em Porto Velho e teve uma liminar concedida pela Justiça Federal que proíbe a cobrança da taxa do diploma. As faculdades são a Associação de Ensino Superior da Amazônia – Aesa; Einstein Instituição de Ensino Ltda; Centro de Ensino Superior de Ariquemes – Cesuar; e Centro de Ensino Superior – Unicentro.
O MPF solicita que os alunos procurem o órgão e relatem casos em que as faculdades estejam se recusando a cumprir a ordem judicial. Em Porto Velho, o MPF está localizado à avenida Abunã, 1759, no bairro São João Bosco. Em Ji-Paraná, o endereço é Avenida Marechal Rondon, 869, Centro. Os telefones são (69) 3216-0500 e 3411-2400, respectivamente. Para contato via e-mail, o endereço eletrônico é denuncia@prro.mpf.gov.br

A liminar e a sentença judiciais podem ser obtidas na Internet, acessando o endereço http://www.prro.mpf.gov.br e indo ao link 'Cidadania', na seção 'Áreas de Atuação'.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Papudiskina - 04 de fevereiro de 2010

Deve ser intriga da oposição os falatórios de que o prefeito Padre Franco é um fraco e seria marionete nas mãos dos outros. É o contrário. Ele está demonstrando ser um líder político muito forte. O grande problema é que ele usa a mão de ferro contra os fracos, retirando direitos da classe trabalhadora e impondo ações absurdamente populistas, mas que não acrescentam nada de conquistas reais para a população. Em relação aos servidores do SAAE, o prefeito foi muito cruel desde que assumiu o comando da prefeitura de Cacoal. De início, ele proibiu o bônus que os servidores recebiam em forma de isenção de pagamento da conta de água.

Agora, falando francamente, os senhores acham que a população saiu ganhando realmente só porque o SAAE passou a arrecadar 25 mil reais a mais por ano? Será que isso vai resultar na melhoria da qualidade da água que todos bebemos? Melhorou a distribuição de água? Caiu o preço da conta de água dos moradores de Cacoal por conta desse aumento ínfimo de receita? Ledo engano!

Eu acredito que a atual diretoria do SAAE está realmente empenhada na solução dos problemas e busca um atendimento mais digno a população, mas isso nada tem a ver com essa retirada de direitos.

Agora, para mostrar ainda mais sua força contra os fracos, o prefeito, pelo que fiquei sabendo, acaba de anular a licença-remunerada, que era de 3 meses a cada cinco anos. Mais uma ação com conotação meramente populista e que, de um modo geral, não resulta em ganhos práticos para a população. Até aqui estamos falando apenas do SAAE, que é uma pequena autarquia do município. Mas o prefeito de Cacoal também mexeu profundamente na vida dos demais servidores do município. Uma dessas mexidas acabou o horário corrido na administração pública municipal. Agora, note senhores: em todos os demais municípios de Rondônia o horário corrido é institucionalizado. Só aqui o prefeito resolveu mudar a ordem natural das coisas. Talvez ele queira transformar Cacoal em uma comuna da Itália.

O problema é que estamos no Brasil. Esse gesto do prefeito não contribui em nada para melhorar a qualidade de vida da população. A única coisa que ele realmente está conseguindo é a indignação dos servidores públicos e semear o ressentimento. Algo especialmente grave em se tratando de um sacerdote cuja missão é semear o amor e não o ressentimento no coração do seu povo. Mas, enfim, o nosso consolo como servidores públicos é que o mandato dele é transitório. Dentro de mais alguns anos teremos um novo prefeito ou prefeita eleita e voltará o status quo anterior. Ou seja, voltaremos a ter o horário corrido em nossa cidade.

Ainda há tempo para que o prefeito reverta a situação e não aceite entrar para a história como o homem que, apesar de ser padre, semeou o ressentimento no coração dos servidores públicos municipais. Só ele pode mudar as coisas, já que temos uma Câmara de Vereadores cujos parlamentares eleitos também pelos servidores públicos não faz absolutamente nada contra a imoral retirada de direitos. Simplesmente os nossos vereadores estão com os braços cruzados. Não temos a quem recorrer, já que o prefeito pode aprovar o que bem entender e não será incomodado. Como a Câmara aceita passivamente a imposição do fim do horário corrido? Os vereadores poderiam fazer algo e não fizeram.

Bom, amigos, Papudiskina desta semana vai se ater a esse assunto porque estou indignado com esse prefeito que se diz do Partido dos Trabalhadores mas as suas ações são contrárias aos interesses da classe trabalhadora. A todos, um ótimo fim de semana.


Daniel Oliveira da Paixão

Polícia Militar evita outro linchamento em Ji-Paraná contra homem do mal

O fato aconteceu no final da noite de terça-feira (02), por volta das 23 horas, na Rua dos Professores, Bairro Primavera. Segundo a vítima, Natalino P. Trindade, 42 anos, após assistir o culto numa igreja na Rua Xapuri, resolveu não esperar os amigos e decidiu ir embora sozinho. Ao se aproximar do Posto Texaco, foi abordado por um elemento armado com duas facas e pediu para que o acompanhasse sem reagir.

Os dois foram caminhando até o bairro Primavera e ao entrar na Rua dos Professores, alguns moradores observaram a cena e resolveram ajudar a vítima. O elemento foi desarmado e quando a população estava começando a fazer justiça com as próprias mãos, uma viatura da Polícia Militar chegou e conseguiu acalmar a multidão enfurecida. O elemento foi identificado como sendo José Aparecido M. Dias, 19 anos de idade.

Natalino ainda contou que enquanto caminhavam pela Rua recebia ameaças e em um determinado momento o homem lhe disse: “Você é homem do bem e eu sou do mal, então eu vou te matar.”

Tudo pronto para receber os alunos nas escolas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná (SEMED) informa que as matrículas vão até sexta-feira (05) nas 24 escolas da rede municipal, sendo 15 na zona urbana e 09 na zona rural. As matrículas estão sendo realizadas no período da manhã e tarde, para o ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Programa Brasil Alfabetizado com vagas são para pessoas acima de 15 anos. As aulas iniciam no dia 8 de fevereiro.

As escolas municipais já estão prontas para atender os alunos, foram realizadas limpezas, a merenda escolar que já foi providenciada, e adequação do quadro funcional de professores que este ano todos eles terão a carga horária de 28 horas/aula.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, José Vanderlei Nunes Fernandes, no ano passado três escolas da rede municipal ofereciam aulas no período integral do 2° ao 5° ano, sendo as escolas Celso Rocco, Almir Zandonade, Adão Lamota e Jamil Vilas Boas, e este ano mais uma escola faz parte desse projeto, a escola Jamil Vilas Boas.

Os 52 ônibus que estarão à disposição dos alunos da zona rural foram vistoriados pelo Departamento de Transito (DETRAN), e estão aptos para atender as nove escolas localizadas nas linhas, o transporte escolar percorrerá 6.800 km por dia.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, José Vanderlei Nunes Fernandes, a SEMED vai convocar ainda essa semana 24 servidores concursados aprovados no último concurso. A decisão dessa contratação foi tomada junto ao prefeito, José de Abreu Bianco (DEM) para suprir as necessidades das novas salas de aulas que irão atender os alunos. Os convocados terão 30 dias para se apresentar no Departamento de Recursos Humanos (DRH) localizado no Anexo I, bairro Vila Jotão.

Dos 24 servidores que farão parte da SEMED serão: oito professores nível II, três zeladoras, três merendeiras, três agentes de vigilância e sete agentes administrativos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PHS faz convenções em Rondônia

O fim de semana foi marcado por várias Convenções do PHS pelo interior do Estado. As cidades visitadas pelo pré-candidato ao governo Melki Donadon e o presidente regional da sigla Herbert Lins foram: Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Cacoal, Ji-Paraná e Machadinho do Oeste.

Melki em Rolim
Melki concedeu várias entrevistas nos meios de comunicação local, visitou lideranças religiosas e almoçou com empresários e políticos da região da Zona da Mata do Estado. A noite participou da Convenção do PHS no Teatro Municipal com a presença da militância do partido, dos pré-candidatos a deputados estaduais e federais.

Beto Anísio é pré-candidato
O Presidente Regional do PHS, Herbert Lins lança Beto Anísio como pré-candidato do partido a uma cadeira na Assembléia Legislativa. Atualmente Beto é Secretário Municipal de Finanças de Rolim de Moura e já foi Secretário Adjunto de Finanças do Estado. Lins afirmou que ele é um grande conhecedor de finanças públicas e caso eleito deputado estadual dara de sua parte uma grande contribuição ao povo rondoniense em esmiuçar o orçamento do Estado.

PT e PHS
A Convenção do PHS em Rolim de Moura contou a presença do pré-candidato Eduardo Valverde. Valverde e Melki Donadon em seus discursos disseram que o PHS e PT podem marchar juntos nas próximas eleições, faltando apenas uma conversa definitiva que poderá acontecer nos próximos dias em Vilhena com a presença do Presidente Regional Herbert Lins.

PHS Resistente
O Presidente Regional do PHS Herbert Lins, afirmou que a coligação entre PT e PHS levaria a eleição para o segundo turno. Algumas divergências precisam ser superadas para coligação acontecer entre PT e PHS. O mais polêmico seria o PLC 122/06 que trata da criminalização da homofobia de autoria da Senadora Fátima Cleide, pois o grande eleitorado de Melki Donadon é evangélico e a nível nacional o partido já se posicionou contra ao referido projeto.

MELKI e Cassol
Rolim de Moura também serviu para um encontro entre o Governador Ivo Cassol e Melki Donadon que se deu antes do encontro. O convite partiu do suplente de deputado federal Josias Custódio, o Presidente Regional do PHS, Herbert Lins levou Melki a presença do Governador Ivo Cassol na Representação de Governo.

A Conversa
O Presidente Regional do PHS, Herbert Lins avaliou como produtiva a conversa com o Governador Cassol e não descartou a hipótese do nome de Melki Donadon figurar na segunda vaga ao senado na chapa encabeçada por João Cahúlla.

O Desfecho
Fechado o acordo com o grupo Cassol, O presidente do PHS Herbert Lins afirmou que retiraria sua pré-candidatura ao senado em favor de Melki Donadon. Sendo eleito, Melki apoiaria o candidato do Grupo Cassol nas próximas eleições municipais em Vilhena.

 
Clarim da Amazônia