sexta-feira, 30 de abril de 2010

PAPUDISKINA - 30 DE ABRIL DE 2010

Daniel Oliveira da Paixão
O diretor do Jornal Tribuna Popular, Adair Antonio Perin, foi reeleito presidente da Associação dos Diretores de Jornais do Interior de Rondônia – ADJORI –RO, em assembléia geral ordinária realizada no último sábado, 24 de abril, em evento realizado na sede do jornal Tribuna Popular. A nova diretoria tem ainda como vice-presidente o jornalista Ailton Batista de Oliveira e como secretário, Daniel Oliveira da Paixão.

Agência ANAP
A Agência de Notícias ANAP vai disponibilizar um serviço de assessoria jornalística e de exposição a mídias sociais aos cidadãos que almejam disputar as eleições deste ano. O diretor da ANAP, Daniel Paixão, tem um vasto conhecimento nesse tipo de mídia e julga muito importante os políticos estabelecerem um contato direto com a população e eleitores em potencial. Ferramentas como o Twitter, Facebook, Orkut, dihitt, dentre outras, são importantes fontes de propagação de informações. Como se trata de um serviço de assessoria, o serviço não viola a legislação eleitoral. Os interessados em mais informações podem entrar em contato com o email rondonia2010@portalrondonia.com.br

Concurso Público
O concurso público realizado no último domingo para preenchimento de vagas para a Eletrobrás colocou à prova mais uma vez a debilidade da legislação brasileira no que concerne a contratação de servidores através desse método de seleção. A grande verdade é que não temos uma legislação específica tratando-se dessa questão. Como socialista, sugiro inclusive a criação de uma Agência Nacional de Empregos, nos moldes das agencias reguladoras já existentes, com orçamento próprio para realização de cursos de qualificação e cadastramento dos desempregados. Através dessa agência, os empregadores poderiam enviar solicitações para contratação de pessoal dentro de parâmetros condizentes com as suas atividades. Mesmo com essa agência, os empregadores não perderiam a sua liberdade de escolher diretamente os trabalhadores de que precisassem usando métodos próprios de seleção, mas as pequenas empresas, que não quisessem correr o risco de contratar pessoal sem referência, recorreriam aos serviços dessa agência por saber que o pessoal nela cadastrado tem acesso a cursos de qualificação profissional nos mais variados ramos da atividade humana. Com relação específico aos concursos públicos, é necessário uma legislação que estabeleça, entre outras coisas, que os candidatos sejam avaliados pelos seus conhecimentos através de questões de múltipla escolha, mas que fossem permitidos apenas questionamentos diretos, sem pegadinhas. Também deveriam proibir interpretações de texto, pois um candidato pode ser facilmente ser induzido a erro, já que dependendo de sua formação cultura, religiosa e ética, por exemplo, podem ter uma avaliação ligeiramente diferente do que pensa a maioria das pessoas. Em síntese, deveriam ser usadas questões sobre as quais não pudessem pairar qualquer dúvida ou indução ao erro. Se menos leve significa pesado, porque não perguntar de forma direta sobre o que é mais pesado ou mais leve?

Fim do salário mínimo
Aproveitando que estamos falando sobre emprego e formas de admissão para a iniciativa privada ou pública, gostaria de debater aqui um assunto polêmico, como o fim do salário mínimo. Alguém pode argumentar, e com razão, que o fim desse instrumento faria com que patrões mal intencionados pudessem explorar ainda mais os seus trabalhadores. Mas permitam-me eu completar o meu raciocínio. O que proponho é que os salários sejam definidos por acordos firmados diretamente entre as entidades que representam as diversas categorias de trabalhadores e os sindicatos patronais. Com relação aos que não têm sindicato ou atuam em atividades diversas, o acordo anual deveria ser feito por um conselho formado intrasindical. Além disso, a própria Justiça do Trabalho, com amplos poderes, poderia julgar os casos em que o salário pago a determinado trabalhador ou categoria de trabalhadores fosse considerado indigno. Em outras palavras, deveríamos fortalecer ainda mais os sindicatos e acabarmos com quaisquer chances de o mercado indexar seus preços aos novos reajustes. Com as negociações feitas diretamente pelos sindicatos, cada categoria com data-base diferente, as chances de o novo salário ser corroído logo no primeiro mês de reajuste, cairiam por terra. O que acontece hoje com o salário mínimo? Ao saber que milhões de brasileiros vão ter aumento em determinado mês, de forma sutil os comerciantes aumentam os seus preços de forma a cobrir imediatamente a diferença de sua folha de pagamento, o que acaba gerando inflação. Por que detendo idéias que parecem ser contraditórias para alguém que simpatiza com o socialismo? Porque me considero um autêntico socialista e não um comunista. Existe diferença entre socialismo e comunismo? Na avaliação dos socialistas modernos, sim. Comunismo é um regime onde o Estado é o empregador, direto ou indireto, e os trabalhadores são apenas instrumento a serviço da produção. No socialismo moderno, respeita-se a iniciativa privada, mas o Estado retém para si o direito de fiscalizar e punir aqueles que queiram utilizar a mão de obra apenas para fins de enriquecimento sem levar em conta o interesse social e o respeito a direitos fundamentais da pessoa humana, como acesso a boa alimentação, saúde, educação e lazer, etc.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

DETRAN investe na capacitação de servidores

Rondônia é um dos Estados brasileiros que tem apresentado um dos maiores índices de desenvolvimento nos últimos anos. O crescimento do Estado não está restrito somente à área econômica, mas tem reflexos profundos na sua população. Com o aumento do número de postos de trabalho, muitas pessoas passam a se fixar na região em busca de melhores condições de vida.

Todo esse aumento populacional exige do Poder Público uma melhor prestação de serviços aos cidadãos. Buscando alcançar a excelência no atendimento, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN) tem disponibilizado diversos cursos e palestras a seus colaboradores.

Atualmente o DETRAN, por meio da sua Gerência de Qualidade, está realizando curso onde repassa aos participantes informações acerca do funcionamento de todos os setores da autarquia. De acordo com Guto Costa, um dos facilitadores do curso, a ação visa melhor qualificar os servidores para poderem prestar informações mais exatas aos usuários, agilizando o atendimento.

“Quando as pessoas buscam algum serviço no DETRAN, normalmente elas não sabem a quem se dirigir ou quem poderá resolver o seu problema. Capacitando estes servidores, que são os responsáveis pelo primeiro atendimento ao público, torna-se mais fácil e rápido indicar a qual setor a pessoa precisa se dirigir e quais os procedimentos deverá tomar. Assim o usuário não perde muito tempo e o servidor pode atender um maior número de pessoas”, ressalta Guto Costa.
De acordo com Elenilton Eler, diretor geral do DETRAN, “não é apenas o DETRAN quem tem investido na capacitação de seu pessoal. Essa é uma determinação do Governador João Cahulla a todos os órgãos quem compõem o Governo do Estado de Rondônia. Atender bem ao cidadão é um dos deveres da administração pública, e nós levamos isto a sério”, finalizou.

Gerência de Comunicação


Portal Rondônia

terça-feira, 27 de abril de 2010

Gurgacz busca levar informações para municipios

Nestes seis meses como senador da república por Rondônia, Acir Gurgacz (PDT-RO) apresentou importantes projetos de lei, PEC e relatorias para o Brasil e seu Estado. Dando andamento a sua atividade parlamentar, Gurgacz relatará nesta semana quatro outorgas de autorizações de rádios comunitárias em Alto Paraiso, Vale do Anari, Buritis e Rolim de Moura.

Segundo o parlamentar, as rádios comunitárias são um importante veículo de comunicação. “Em muitos municipios de meu Estado encontramos a sede das pessoas pela informação, e o serviço de radio comunitária tem um papel fundamental neste processo”, afirma Gurgacz.

Trâmites de projetos
Em fevereiro de 2010, Acir Gurgacz apresentou o projeto de lei Nº 24, de 2010, que transfere ao domínio dos Estados de Rondônia, de Roraima e do Amapá terras pertencentes à União. O projeto está sendo relatado pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ e não recebeu nenhuma emenda no prazo regimental.

Outra matéria que também se encontra na CCJ é a Prosposta de Emenda a Constituição Nº 3 de 2010, que prevê um percentual mínimo de aplicação de recursos federais em programas de infraestrutura de transportes. A matéria está sendo relatada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Já o projeto de lei Nº 35 de 2010, que concede a agricultores e cooperativas agrícolas isenção de Impostos sobre Produtos Industrializado (IPI) na compra de maquinários e equipamentos agrícolas, está sendo relatado pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT) e será votado na próxima reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A matéria está tramitando na casa em caráter terminativo, ou seja, depois de aprovada pela comissão, será enviada diretamente à Câmara dos Deputados, e em seguida à sanção, promulgada ou arquivada.


Assessoria de Imprensa - Gabinete Senador Acir Gurgacz (PDT-RO)
Contatos: (61) 8132 4217 ou (61) 3303 2148 – Ricardo Borges
http://www.acirgurgacz.com.br/


sábado, 10 de abril de 2010

Papudiskina - Tema: Eleições 2010

Passou o carnaval, a páscoa, as inaugurações de obras não totalmente concluídas, os discursos populistas de antes das desincompatibilizações e agora é a hora e a vez dos partidos se engajarem com firmeza na busca de nomes para compor suas nominatas às Assembléias Legislativas, Congresso Nacional e o Poder Executivos tanto do Estado quanto da União. Aqui em Cacoal já começam a aparecer os pré-candidatos. O PMN deve lançar o ex-deputado Paulista, o PHS deve lançar o candidato a prefeito na eleição de 2008, o Dr. Silvério; o PSDB ainda procura um nome de consenso, o mesmo acontecendo com o PP e o PTB; o PSB reuniu-se no último fim de semana e definiu o nome do jornalista Daniel Oliveira da Paixão (este escriba – Pelo menos desta vez, o partido deve lançar alguém que nunca perdeu eleição alguma...), o PSDC com toda certeza tem uma pré-candidata fortíssima, que é a ex-vereadora Glaucione Rodrigues. No PMDB a pré-candidata é a ex-deputada e ex-prefeita Sueli Aragão, mas surgem dúvidas sobre a sua situação de elegibilidade. Em caso dela não poder mesmo ser candidato (caso se confirme sua inelegibilidade, a candidata poderá ser a vice-prefeita de Cacoal, desde que ela não assuma a titularidade como prefeita nesse período que vai de 30 de abril até o dia das eleições. Pelo menos assim diz a legislação:

“Vice-presidente da República, vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e vice-prefeitos municipais podem candidatar-se a outros cargos estando no pleno exercício de seus mandatos, desde que não venham a substituir ou suceder os titulares nos seis meses anteriores ao pleito (§ 2o do art. 1o da LC no 64/90). (...)".

Já na eventualidade de Sueli conseguir parecer favorável que lhe assegure condições de disputar as eleições deste ano, Raquel Carvalho seria um nome forte para disputar a eleição como candidata deputada federal e brigaria pela segunda vaga com Natan Donadon, já que em razão dos muitos partidos que deverão pleitear vagas, só mesmo um milagre para o PMDB de Rondônia conseguir três cadeiras na Câmara Federal.

PSB se reúne com o prefeito de Cacoal hoje à noite
Está marcado para esta sexta-feira a noite um encontro entre o diretório municipal do PSB e o prefeito Padre Franco e já está confirmada a presença do deputado federal Mauro Nazif. O encontro está acertado para as 20 horas. O deputado sai de Porto Velho as 14 horas com destino a Cacoal. De acordo com o vice-presidente do partido, Wilmar Cassiano, o deputado do PSB, Mauro Nazif, irá avaliar, junto com o prefeito, a possibilidade de alocar mais recursos para o Município de Cacoal. Além disso, o diretório municipal vai debater com o prefeito temas referente à administração municipal e em que o partido pode contribuir.

PSB elege nova diretoria em Cacoal
No último domingo o PSB de Cacoal elegeu uma nova diretoria e a composição ficou a seguinte:

Presidente: Eriksom Silva;
Vice-Presidente: Wilmar Cassiano Braz;
Secretário-Geral: Daniel Oliveira da Paixão;
Segundo Secretário: Almério Câmara Gusmão;
Tesoureiro: Ednaldo Mendes do Carmo;
Segundo Tesoureiro: Dilson Rocha Monteiro;
Delegado Regional: Audemi Braga de Carvalho

Sitracom tem vários cursos de qualificação em andamento
O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Interior de Rondônia - SITRACOM - está realizando vários cursos de qualificação profissional. Nessa etapa, os cursos em andamento são os de Culinária, Departamento Pessoal, Eletricista, Relações Humanas, Informática e de Técnics em Vendas. Esses cursos tiveram início no último dia 29 e estão sendo realizados nas dependências da Igreja Presbiteriana, na Rua Antonio de Paula Nunes, nº 1358, no horário das 07 às 11 horas.
De acordo com o presidente do Sitracom, Francisco de Assis de Lima, esses cursos vão permitir aos trabalhadores uma melhor qualificação, além de abrir-lhe as portas para novas oportunidades e experiências. "Uma série de novos cursos serão realizados ao longo dos anos e é muito importante que os trabalhadores estejam sempre em sintonia conosco", afirmou.

O SITRACOM tem se consolidado ao longo desses mais de 20 anos como um dos sindicatos mais atuantes da região norte do país e tem prestado relevantes serviços à classe trabalhadora e o alcance de sua influência não se limita à categoria que representa. Outras categorias tem se beneficiado do trabalho consistente desse sindicato, que é um modelo de instituição que luta pelos interesses da comunidade.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Rondônia tem autorização para operar TV de Alta Definição (HD)

O Ministério das Comunicações aprovou autorização para que uma emissora de TV de Porto Velho inicie as operações em alta definição, ou HD (sigla em inglês para Alta Definição).

PORTARIA Nº 274, DE 29 DE MARÇO DE 2010
O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES
, no uso de suas atribuições, observado o disposto no artigo 21, inciso XII, alínea "a", da Constituição Federal, e no art. 7º do Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006, tendo em vista o que consta do Processo nº 53000.045647/2007-10, resolve: Art. 1º Consignar à AMAZONIA CABO LTDA., concessionária do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, na localidade de Porto Velho, Estado de Rondônia , o canal 23 (vinte e três), correspondente à faixa de freqüência 524 - 530 MHz, para a transmissão digital do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre - SBTVD-T, na mesma localidade.

Clique aqui para ver a publicação no Diário Oficial da União

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Indícios de falcatruas no SINTERO de Ouro Preto destituem diretoria

Mantida em silêncio quase que paroquial pela direção maior do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia – SINTERO a regional II com sede em Ouro Preto do Oeste, mas com área de abrangência nos municípios de Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Nova União, Teixeirópolis e Urupá, está sob intervenção desde o mês de novembro de 2009.

Segundo ficou apurado pela reportagem no dia 27 de novembro de 2009 houve uma assembléia geral no qual os filiados do SINTERO decidiram pela destituição da diretoria da Regional II do sindicato tendo a frente a professora Maurizia Alves.

No entanto a direção maior do SINTERO procurou abafar o episodio e logo nomeou como interventor João Ramão Chaves Zarate de Porto Velho que a principio marcou uma nova eleição para escolher uma nova diretoria com data marcada para o dia 31/03 (quarta-feira), mas segundo justifica do SINTERO em razão da greve dos professores e pessoal de apoio da categoria a eleição foi adiada com data não definida pelos interventores.

A reportagem tentou um contato com o interventor João Ramão, mas segundo a secretaria da Regional II do SINTERO o mesmo reside em Porto Velho e só vem a Ouro Preto do Oeste apenas um dia pela semana.

Alguns filiados do SINTERO que preferiram não terem os seus nomes divulgados disseram que as irregularidades cometidas pela diretoria destituída são graves e vão desde a utilização do carro do sindicato para serviços particulares, passando por compras duvidosas até mesmo fortes indícios de desvios de dinheiro proveniente da contribuição que é descontado no contra cheque do filiado todo mês.

“Espero que o SINTERO faça uma reunião com todos os filiados da Regional II e mostre a verdade quanto as irregularidades surgidas, já que é nosso dinheiro que foi utilizado para outros fins particulares e não em beneficio da categoria”, disse uma professora com 20 anos de sala de aula que não quis ter o seu nome divulgado.

PUBLICIDADE: O SINTERO no período da greve vem gastando algo em torno de R$ 200 por dia com chamadas em uma radio local, sem falar na contratação de um veiculo de som mais conhecido como trio elétrico e na compra de alimentação para alguns professores que aparecem na sede social do sindicato apenas para jogar conversa fora ou jogar baralho.

A ordem no SINTERO é não passar informação a imprensa local a reportagem insistiu em obter qualquer tipo de informação, mas segundo uma funcionaria a mesma estava impedida de falar algo sobre a intervenção ou o movimento grevista.

Segue foto da Regional II do SINTERO

 
Clarim da Amazônia