sábado, 31 de outubro de 2009

Rondônia sedia III Encontro de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça

Será a terceira vez que o Colégio Permanente de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil se reúne para discutir importantes temas relativos à atuação da magistratura brasileira. Entre os dias 5 e 7 de novembro, em Porto Velho, as reuniões trarão à pauta do Colégio, que pretende influir positivamente na elaboração do Novo Estatuto da Magistratura, cujas propostas serão discutidas durante o encontro.

Para o presidente do Colégio Permanente de Vice-Presidentes, desembargador Bartolomeu Bueno, é de extrema importância a realização desse III Encontro em Rondônia, ainda mais porque temas polêmicos foram inseridos nas propostas já apresentadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Associação de Magistrados do Brasil (AMB). "Nós faremos a crítica construtiva e ofereceremos sugestões para a elaboração desse importante instrumento normativo, que tem o objetivo de adequar o Poder Judiciário e a Magistratura Nacional aos comandos constitucionais da Carta Política de 1988 relativos ao tema", afirmou o presidente do Colégio.
Para o anfitrião do Encontro, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, vice-presidente do TJRO, o Encontro abre espaço para discussão apropriada sobre como será normatizada a atividade de magistrados em todos o país.

Programação
Na quinta-feira, 5, uma solenidade abre o evento, à noite; na sexta-feira, no Tribunal Pleno do Judiciário Estadual, as discussões se estendem por todo o dia; onde além do Novo Estatuto, será escolhida a sede próximo Encontro, em maio do próximo ano. Os vice-presidentes ainda participam de um jantar com o prefeito Roberto Sobrinho e visitam as obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Ao final do evento, já no sábado, será redigida a Carta de Porto Velho.
Assessoria de Comunicação Institucional - TJ RO

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Deputado Tucura garante repasse de R$ 30 mil para a Guarda Mirim de Cacoal

O deputado estadual Valdivino Tucura participou nesta quarta-feira (28) da retomada dos trabalhos da Guarda Mirim de Cacoal. A reativação da entidade só foi possível em função do apoio de vários segmentos da sociedade, incluindo a Prefeitura, a Câmara dos Vereadores, a Unesc, a Polícia Militar e o Deputado Tucura que, por meio de emenda parlamentar, destinou R$ 30 mil para garantir reparos na estrutura física da Guarda Mirim, que fica localizada na Rodovia do Café, km 02.

Na oportunidade, Tucura falou da necessidade urgente de apoio às instituições que cuidam da criança e do adolescente. Segundo o parlamentar, a Guarda Mirim terá papel decisivo na formação de dezenas de jovens que, a partir de agora, terão a oportunidade de se preparar e futuramente ingressar no mercado de trabalho. “Hoje, nós temos em Cacoal profissionais que gerenciam empresas e outros que atuam em diversas áreas, que passaram pela Guarda Mirim. Isso é um orgulho para a cidade”, disse o deputado. A Guarda Mirim de Cacoal passou por um período de crise financeira e agora está sendo reativada.

Participaram também da solenidade o presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), os vereadores Valdomiro Corá (PV) e Fernando Minervino (PTB), secretários municipais, empresários parceiros e o prefeito Franco Vialleto (PT). O representante da Unesc, Antônio Carlos Nascimento, conclamou a sociedade de Cacoal a abraçar a causa. Luiz Carlos Katatal disse que é preciso unir forças e dar oportunidade aos jovens e adolescentes, para que eles tenham acesso ao mercado de trabalho.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Posse de Acir Gurgacz no Senado será na terça-feira

A posse do senador Acir Gurgacz no Senado Federal será na terça-feira. A assessoria do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi acatada assim que ele recebeu o comunicado, fia fax. O STF determinou o afastamento imediato do senador Expedito Júnior (PSDB-RO). Ele foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho, por compra de votos, mas permanecia no cargo até agora.

“Decisão do Supremo é para ser cumprida, de forma que a Constituição entregou ao Supremo a sua guarda, de maneira que nós temos que respeitar qualquer decisão que eles tomarem, embora a gente possa lamentar, seja dolorosa, a gente tem que cumprir”, disse Sarney antes de encaminha sua decisão para publicação.

A publicação deve acontecer hoje e Expedito estará automaticamente fora do cargo. De acordo com a decisão do Supremo, Gurgacz deverá assumir a função, pois suplentes de Expedito também foram cassados pelo TSE. A posse de Acir Gurgacz (PDT-RO), deverá ocorrer na próxima terça-feira. Ontem, a assessoria jurídica do senador entregou as documentações necessárias para a posse. Acir cumprirá mandato até 2015.

Ao assumir a vaga, Acir disse que pretende se juntar aos demais senadores de Rondônia para discutir as prioridades do Estado e se alinhar na luta pelos interesse do povo rondoniense. “Esse mandato me foi outorgado por 210.351 rondonienses e será para eles que vou trabalhar”, disse Acir.

O senador disse que Rondônia pode dar um salto de qualidade e fortalecer ainda mais sua economia se contar com a união da bancada federal. “Isso foi demonstrado agora na votação da PEC e vejo que isso é so o primeiro passo para um alinhamento dos políticos de bem em favor dos interesses de nosso Estado”, frisou.

Acir Gurgacz foi diplomado senador pelo TRE-RO em 23 de maio de 2007, após a primeira cassação de Expedito pelo tribunal eleitoral, por compra de votos. O esquema de compra de votos foi montado por Expedito na empresa Rocha Vigilância, de seu irmão, e serviu para beneficiar um grupo de mais quatro candidatos, segundo investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, ratificadas pelo TRE-RO, TSE e STF.

Papudiskina - 30/11/2009 - Daniel Oliveira da Paixão

Reforma administrativa
Segundo informações que obtive de fontes não oficiais, o prefeito Francesco Vialletto está enviando à Câmara Municipal a reforma administrativa do Poder Executivo. Entre as medidas, há novas mudanças em relação ao número de portariados e seus respectivos vencimentos, PCCS dos servidores do Município e de autarquias, como o SAAE, além de versar sobre temas como licença de dois anos para os servidores que, por alguma razão, desejarem deixar a administração pública para tratar de assuntos particulares. A chamada licença não remunerada é comum em vários órgãos da administração pública brasileira e tem como objetivo permitir que determinados servidores possam ausentar-se de seu trabalho por um período de até dois anos sem perder o vínculo empregatício. Isso é interessante porque permite que tais servidores possam, por exemplo, deixar o município para fazer um curso ou pós graduação, sem que tenham de tomar a decisão radical de deixar o emprego. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais aguarda com certa ansiedade a aprovação de uma reforma administrativa condizente com as suas reinvidicações que estão sendo feitas há vários anos. Durante a Campanha Eleitoral do ano passado, o então candidato do PT prometeu que não retiraria direitos adquiridos dos servidores e, na medida do possível, iria estudar medidas de melhorar ainda mais as suas condições de trabalho e de remuneração.

Horário Corrido
Em relação ao Horário Corrido, que o Poder Executivo decidiu suspender por alguns meses em caráter experimental, há informações de que ele será revogado neste final de ano ou início de 2010 e a Administração Pública Municipal se tornará padrão tanto no Executivo quanto no Legislativo. Com essa medida, tanto a Câmara Municipal quanto a Prefeitura e suas autarquias passarão a funcionar no período das 07 às 13 horas como é comum em todas as demais prefeituras de Rondônia e em 90% das prefeituras em todo o país. Desde que o fim do horário corrido foi suspenso em Cacoal a reclamação dos servidores é generalizada e muitos dizem não acreditar que a decisão iria mesmo vigorar, até porque o padre Franco, quando candidato, prometeu não mexer em direitos legítimos dos servidores. O horário corrido é legal e embasado no princípio da administração pública que determina que todos os servidores busquem um aprimoramento de seus conhecimentos para poder atender melhor a comunidade. O horário corrido é mais justo porque permite, por exemplo, que funcionários públicos possam cursar uma faculdade ou cursos de pós graduação, mestrado, doutorado, etc. Trabalhando de forma ininterrupta por seis horas eles podem dar conta de suas atribuições e ainda melhorar o seu caudal de conhecimento. Membros do atual governo municipal, que pediram para não revelar seus nomes, me disseram esta semana que estão conversando com o prefeito para que ele promova o mais brevemente possível um decreto que determine a volta do status quo anterior, ou seja, a retomada do horário corrido. Dizem, inclusive, que desde que o horário duplo voltou a funcionar, o custo operacional da prefeitura aumentou em 40%. Portanto, a volta do horário corrido é bastante justificável e atende inclusive ao princípio da economicidade e isonomia entre os poderes. Muitos vereadores vinham se sentindo incomodados com o fato da prefeitura ter decretado, ainda que transitoriamente, o fim do horário corrido. Segundo me informou um dos vereadores, não há como justificar essa medida de carga horária dupla em um município pequeno como o nosso. Só se justifica o horário duplo em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia, Belem, Manaus e outras grandes capitais do país. Mesmo assim, em várias capitais o horário corrido já está estabelecido. O retorno do horário corrido é aguardado pelos servidores como o restabelecimento de um princípio mais justo e ético, até porque, ao votarem no padre Franco, eles tinham plena convicção de que a carga horária não sofreria mudanças. O fim do horário corrido, portanto, causou desconforto e muita contrariedade. Papudiskina fez uma entrevista com vários servidores públicos e todos os entrevistados, sem exceção, disseram que estão certos de que o prefeito vai reimplantar o horário corrido. Disseram que ele atendeu alguns setores mais conservadores e arcaicos do PT, mas apenas por um pequeno período, para provar que tal medida não faz sentido. Além do mais, não passa pela cabeça de nenhum servidor que o prefeito deixará de honrar o seu compromisso de respeitar o status padrão de funcionamento do serviço público. "Medida radical, como o fim do horário corrido, atende apenas aos interesses de uma pequena minoria ultra-direitista reacionária que acha que igualar carga horária do serviço público com a carga horária da iniciativa privada significaria promover a justiça. Mas esses radicais devem entender que a iniciativa pública deve zelar apenas pelos interesses públicos e não de grupos e um dos pilares da administração pública prega que o servidor deve se preparar cada vez mais para poder oferecer serviços e atendimento de melhor qualidade ao público. Permitir o horário corrido dá aos servidores condições de um preparo melhor, principalmente no caso de municípios como o nosso onde muitos servidores estudam em outros municípios, já que em nossa cidade, apesar do bom número de faculdades, ainda somos carentes de alguns cursos que estão disponíveis apenas em Ji-Paraná ou Vilhena, por exemplo.

Prefeitura Nova
Fui informado por gente do alto escalão da administração municipal que no início de janeiro finalmente o novo prédio da prefeitura será inaugurado e os departamentos a maioria dos principais departamentos e secretarias municipais passaram a funcionar nesse novo prédio situado na esquina da Av. Guaporé com a Rua dos Pioneiros. Ufa, finalmente. A população já não aguenta ver em nossa cidade tantas obras nas quais foram gastos fortunas e que continuam paradas, tais quais elefantes brancos. Aliás, por falar em elefante branco, também estamos ansiosos para ver em funcionamento os dois Hospitais em construção no Município, um dos quais, o HR, já consumiu aproximadamente 50 milhões de reais e até hoje não funciona, apesar de ter servido como trampolim para muitos políticos que se elegeram graças às suas promessas de que sendo eles eleitos, a situação se resolveria o mais brevemente possível.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fátima Cleide anuncia que é pré-candidata ao governo de Rondônia

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) comunicou ao Plenário na tarde desta terça-feira (27), que vai disputar a indicação do Partido dos Trabalhadores para concorrer ao governo de Rondônia, nas eleições de 2010. Ela concorrerá com o deputado federal Eduardo Valverde e com Roberto Sobrinho, prefeito de Porto Velho, na prévia que o PT de Rondônia realizará no dia 6 de dezembro.

A senadora registrou ainda a assinatura, no último sábado (24), em Cacoal (RO), da ordem de serviço do governo para a construção de 240 casas na cidade, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. As obras custarão R$ 10,3 milhões.

Fátima Cleide informou ainda que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado deve examinar nesta quarta-feira (28) a proposta de emenda à Constituição de sua autoria (PEC 87-B/03) que repassa para a União o pagamento dos servidores civis que trabalhavam no antigo território de Rondônia e estavam no cargo quando tomou posse o primeiro governador do estado, em 1987. Ela espera que haja um acordo para que a matéria seja votada pelo Plenário ainda nesta semana.

No mesmo pronunciamento, a senadora cumprimentou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Caixa Econômica Federal pela criação do programa que dará aos beneficiários do Bolsa-Família acesso aos serviços bancários. Cumprimentou ainda, pelo seu dia, os professores (dia 15) e os servidores públicos (28). A senadora também aplaudiu a iniciativa da Câmara de Vereadores de Uberlândia (MG) que, durante toda esta semana, discutirá os problemas dos professores e da educação. Ela participou, neste domingo, da abertura dos debates.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Parceria entre Hospital Municipal e Funorte garantirá o Tratamento Bucomaxilofacial em Ji-Paraná

Em reunião realiza no Hospital Municipal com o Secretario de Saúde José Batista, Diretor da Funorte Ozéias Miranda, Professor Dr.Roberto Jorge Aur Junior, a Vereadora Nair Barreto (PSDB) apresentou a proposta de viabilidade de parceria com Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE onde seria atendido os pacientes com deformidade na face pelos acadêmicos e o coordenador do curso de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da universidade utilizando a estrutura do hospital municipal

O projeto de autoria da vereadora Nair Barreto (PSDB) que está em fase de conclusão será encaminhado para Câmara Municipal de Ji-Paraná onde após sua aprovação beneficiará população de Ji-Paraná e outros estados, pois este tipo de tratamento somente existe em Barueri-SP e Curitiba-PR.

A parceria com Hospital Municipal será de muita importância, pois os pacientes que necessitariam de encaminhamentos para tratamento na área Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial em outros estados seriam atendidos em Ji-Paraná sem ônus para o município. Finalizou a vereadora Nair Barreto.

Asdefal de Ji-Paraná recebe cadeiras de rodas

A Associação dos Deficientes Físicos da Amazônia Legal recebeu na tarde desta segunda-feira (26), quarenta cadeiras de rodas, cinqüenta muletas e 20 cadeiras de banho para portadores de deficiência.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Ji-Paraná com recursos na ordem de R$ 20 mil. A entrega foi realizada pelos vereadores na sede da Asdefal ao presidente da entidade Edison Pinheiro e contou com a presença de várias autoridades locais.

As cadeiras, segundo esclareceu o vereador Zeca Borges (DEM), foram compradas após reivindicação apresentada em conjunto por todos os vereadores ao Prefeito Municipal e a instituição ficará responsável de viabilizar a doação seguindo o cadastro de deficientes. “É um recurso pequeno, mas que foi muito bem aproveitado e irá beneficiar quase cem pessoas”, ressaltou Zeca.

Os vereadores Nilton Cezar e Valmir Xavier ressaltaram o trabalho desenvolvido pela Asdefal que atende de forma impar mais de 1600 pessoas de vários municípios, especialmente em Ji-Paraná.

Obra embargada mobiliza Câmara e deputado

Os vereadores e o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) acompanharam o presidente da Asdefal Edison Pinheiro em uma vistoria à obra de construção do prédio da Asdefal que está embargada pelo Ministério da Saúde. A obra que recebeu recursos federais na ordem de R$ 262 mil e previa a construção de um prédio para abrigar as dependências de tratamento de fisioterapia, fonoaudiologia e hidroterapia apresenta diversos problemas e está paralisada. O teto apresenta infiltrações, a piscina adaptada para tratamento de hidroterapia possui vazamentos e as instalações hidráulicas e elétricas estão comprometidas.

O Ministério da Saúde embargou a obra por meio de uma ordem judicial e o Ministério Público está responsabilizando a empresa responsável pela obra a JR Construções e a OCISP - Organização de Mudança Social Ame a Amazônia, que é a mantenedora dos do Convênio.

O presidente da Asdefal reforçou que além do prejuízo com a falta de qualidade da obra, os portadores de deficiência também estão sendo lesados com a não utilização de equipamentos. “Estamos com os equipamentos de fisioterapia, fonoaudiologia e hidroterapia todos guardados e sem utilização porque não há local adequado para instalarmos”, completou.

Os vereadores Nilton Cezar, Valmir Xavier, Klecius Modesto, Nair Barreto, Marcos Rogério, Joziel de Brito e Zeca Borges se comprometeram em encaminhar documento à justiça visando o desembargo da obra. “Nossa intenção com esse oficio é sensibilizar o Poder Judiciário para promover o desembargo da obra para que a Asdefal dê prosseguimento aos serviços e consiga o termino do prédio”, afirmou o Presidente da Câmara, Nilton Cezar.

O deputado Jesualdo Pires se comprometeu em alocar emenda para a conclusão da obra, tão logo aconteça a liberação da construção. “Nosso entendimento é que a empresa e a organização que celebrou o convênio sejam responsabilizadas pela Justiça. Entretanto, a paralisação da obra só irá penalizar os deficientes. Se a obra for liberada poderemos empenhar recursos para finalizá-la, caso contrário, ficaremos a mercê dos trâmites judiciais”, afirmou o deputado.

MPF/RO PROCESSA EX-DEPUTADO FEDERAL AGNALDO MUNIZ POR IMPROBIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia ingressou com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-deputado federal Agnaldo Muniz, apontado como um dos participantes no esquema de fraudes que ficou conhecido como a Máfia das Ambulâncias, descoberto pela Operação Sanguessuga. Segundo o MPF, as fraudes envolviam dinheiro público obtido por meio de emendas parlamentares e repassado aos municípios para compra de ambulâncias superfaturadas.

O MPF afirma que a organização criminosa descoberta pela Operação Sanguessuga “contou com a atuação decisiva do ex-parlamentar para obtenção de verbas destinadas às prefeituras no estado de Rondônia”. As ambulâncias eram adquiridas do Grupo Planan e de outras empresas de fachada de propriedade da família Trevisan Vedoin. Em depoimento à Polícia Federal, Luiz Antônio Trevisan Vedoin, maior responsável pelo esquema de fraudes, confessou ter “acertado” com Agnaldo Muniz uma licitação realizada no município de Novo Horizonte para compra de duas ambulâncias. O acerto, segundo Vedoin, teria sido para pagar a Agnaldo Muniz o percentual de 10% sobre o valor da emenda, por ocasião da licitação. Vedoin informou que a licitação foi realizada e que também houve o pagamento de R$ 12 mil ao ex-deputado federal.
Em depoimento prestado à Justiça Federal, outro envolvido no esquema, Darci José Vedoin, disse que o pagamento dos R$ 12 mil foi “a título de comissão pela emenda realizada” e que foi Agnaldo Muniz quem fez contato com os prefeitos nos municípios, para acertar os detalhes sobre o direcionamento das licitações. Para despistar a origem da propina, o valor de “comissão” foi depositado na conta bancária da esposa de seu chefe de gabinete.

Para o MPF, “não se pode restringir o prejuízo ao erário a tal importância (R$ 12 mil) porque várias emendas parlamentares foram apresentadas por Agnaldo Muniz, visando à aquisição de unidades móveis de saúde, com os respectivos procedimentos licitatórios vencidos por empresas do Grupo Planam”.

Com base em diversas provas, o MPF pediu a condenação de Agnaldo Muniz por improbidade administrativa com perda do cargo, emprego ou função pública; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa; perda de valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio; ressarcimento de prejuízos causados ao erário; proibição de contratar com o poder público. Também foi pedido que Agnaldo Muniz pague uma indenização à União para compensação dos danos morais sofridos pela sociedade.

Entenda o caso
Em 2006, investigações lideradas pelo MPF em conjunto com a Polícia Federal descobriram a Máfia das Ambulâncias, que foi desbaratada pela Operação Sanguessuga. O esquema focava o fornecimento fraudulento de unidades móveis de saúde (ambulâncias e odontomóveis), equipamentos médico-hospitalares, veículos de transporte escolar e unidades itinerantes de inclusão digital a prefeituras e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público de todo o país, apropriando-se dos recursos públicos federais procedentes do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

As investigações começaram nas unidades do MPF nos estados do Acre e de Mato Grosso, estendendo-se para outros locais, como Rondônia. Durante a Operação Sanguessuga foram cumpridos mais de 50 mandados de prisão temporária, sequestro e busca e apreensão. A documentação apreendida na época reuniu registros de operações bancárias, planilhas de contabilidade das empresas envolvidas, lista com senhas sigilosas utilizadas por deputados federais para o direcionamento de recursos orçamentários, notas fiscais, entre outros.

Entre os anos 2000 e 2006, os envolvidos forneceram mais de mil unidades móveis de saúde, movimentando recursos públicos federais da ordem de R$ 110 milhões, apenas nessa atividade. Segundo o MPF, a organização criminosa era dividida em quatro núcleos: empresarial, que elaborava projetos técnicos, minutas e formulários para posteriormente fornecer as ambulâncias e outros equipamentos médico-hospitalares; agentes burocráticos que aprovavam os projetos e convênios no Ministério da Saúde e faziam depois a análise da prestação de contas; os 'laranjas' que eram usados para ocultar os reais beneficiados pelas fraudes; e o núcleo político, responsável pela elaboração das emendas orçamentárias.

Fonte: MPF/RO

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PRESIDENCIÁVEL DO PHS CHEGA SEXTA A RONDÔNIA

O pré-candidato a presidente da república pelo Partido Humanista da Solidariedade – PHS, Dr. Oscar Silva, estará chegando ao Aeroporto em Porto Velho no próximo dia 30(sexta-feira), precisamente as 00:15h, ou seja, na virada da quinta para sexta, no vôo procedente de Brasília, na companhia do presidente nacional da legenda, Paulo Roberto Matos e do presidente regional do PHS do Estado de Pernambuco, o Vereador José Belarmino. Todos serão recebidos pelo pré-candidato ao governo do Estado, Melki Donadon, pelo pré-candidato ao senado, Herbert Lins, pelos pré-candidatos a deputados, lideranças da Força Jovem 31, do PHS Mulher e toda a militância do partido na capital.

A Caravana da Solidariedade será lançada na manhã de sexta-feira do dia 30, às 09:00h na Câmara Municipal de Porto Velho e no sábado 31, será a vez de Ji-Paraná na parte da tarde e a noite em Cacoal, a partir das 18:00h na Câmara Municipal de Vereadores. O evento tem como objetivo maior, divulgar o “modo PHS de governar”, fortalecer a mensagem de esperança em favor do humanismo e da solidariedade ao povo de Rondônia, além de consolidar desde já, as pré-candidaturas majoritárias e proporcionais já lançadas pelo PHS, informou o coordenador local da caravana na capital, Dr. Edson Matos.

ACIV viabiliza caminhão de bombeiro para aeroporto

O governador Ivo Cassol confirmou ao vice-presidente da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Vilhena), empresário Vilmar Saúgo, a destinação de um caminhão de combate a incêndio para o aeroporto Brigadeiro Camarão em Vilhena. A confirmação aconteceu na sexta-feira 23, durante o encontro da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, em Ji-Paraná.

O caminhão de combate a incêndio é uma antiga reivindicação da ACIV junto ao governo do Estado. Em conversa com Cassol, na sexta-feira, Saúgo lembrou ao governador da importância do caminhão para a segurança dos passageiros e para a implementação de voos com aeronaves de maior porte. “Atualmente, os pousos e decolagens são permitidos apenas para aeronaves de até 60 passageiros. Com esse investimento em segurança, o aeroporto de Vilhena deverá despertar o interesse de outras empresas, aumentando a concorrência e diminuindo o valor das passagens”, explica Saúgo.

De acordo com o vice-presidente da ACIV, ao ser lembrado do assunto, o governador Ivo Cassol ligou imediatamente ao comandante geral do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho, autorizando o encaminhamento do caminhão para Vilhena. Cassol garantiu que ainda em novembro o caminhão de combate a incêndio estará no aeroporto de Vilhena pronto para operar, quando necessário.

Ji-Paraná - COREN-RO participa de discussão sobre projetos e perspectivas para a Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (COREN-RO), através do seu presidente, o enfermeiro Francisco Carlos, estará participando nesta segunda-feira (26) em Ji-Paraná de uma discussão sobre as perspectivas da Enfermagem no estado e os principais projetos que estão em pauta no Poder Legislativo.

O evento, que acontece às 19h00 e promete reunir autoridades municipais e estaduais da área, como também parlamentares, está sendo promovido pela Coordenação de Enfermagem da CEULJI/ULBRA (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná).

Francisco Carlos elogiou a iniciativa da Instituição em promover essa discussão que julga ser de vital importância para o crescimento dos profissionais que almejam dias melhores para a profissão. “Esta articulação é necessária para que os estudantes e atuantes tenham conhecimento do que está sendo feito em prol da categoria”, afirmou.

Dentre essas ações, o presidente do COREN-RO destacou a tramitação de importantes projetos de lei na Câmara Federal e que serão debatidos no evento. “O primeiro seria o P.L. n° 2295/2000 que visa à redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, causa pela qual o Conselho participou ativamente de Mobilização Nacional em Brasília em março deste ano. Outra matéria que, se aprovada, trará muitos benefícios para a categoria, é o P.L. n° 4924/09, de autoria do deputado Mauro Nazif, cujo decreto propõe afixação do piso salarial de R$ 4.650,00 para os Enfermeiros, sendo 70% deste valor para os Técnicos e 50% para Auxiliares”, explicou.

“Outro projeto oportuno a ser discutido é a padronização do valor da anuidade cobrada pelos COREN’S, o qual também está em tramitação já que não existe ainda lei que regulamenta o valor que hoje é praticado diferentemente por cada Conselho de Enfermagem”, finaliza Francisco Carlos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Inscrições abertas para curso Saber Empreender em Ji-Paraná

Entre os dias 4 e 6 de novembro a cidade de Ji-Paraná, interior de Rondônia, receberá o curso saber empreender. Com o objetivo de potencializar a capacidade empreendedora da população, o curso que será realizado no auditório do Sebrae, visa proporcionar ao participantes dinamismo, visão empreendedora e suas implicações no cotidiano dos micro e pequenos negócios.
A metodologia do Saber Empreender foi estruturada com base na experiência do planejamento e da aplicação do projeto Empretec no Brasil. Ele começa por um rápido, mas intenso mergulho no campo do empreendedorismo e da visão empreendedora, de suas definições e conceitos a partir da questão: o que é mesmo empreendedor? Saber empreender é bem mais que simplesmente “tocar” um negócio. É conquistar a habilidade de trabalhar com os objetivos definidos. É organizar-se o suficiente para deter a empresa nas mãos, e não o inverso.


Uma das filosofias do Saber Empreender é que com a empresa nas mãos, você a conduz para onde você quiser. Essa é a visão fundamental no mundo dos negócios. Para chegar lá, devemos desenvolver comportamentos pró-ativos, favoráveis ao êxito dos negócios. Esta é uma razão das praticas ou “vivências” durante o Saber Empreender. As práticas aproximarão os participantes da realidade empresarial e, diante das situações vivenciadas, permitirão que sintam suas dificuldades e as habilidades que maia necessitam desenvolver.


Nesses exercícios, o empresário também terá conhecimentos dos principais problemas dos pequenos negócios, bem como os procedimentos básicos e as ferramentas que o conduzirão a um melhor desempenho empresarial. Aceitar desafios é a qualidade numero um do espírito empreendedor.
Não perca essa oportunidade de expandir sua visão empreendedora e conquistar espaço no mercado de trabalho, participe. A realização do Saber Empreender em Ji-Paraná é uma iniciativa do projeto Rondônia em Flores Tropicais do Sebrae. Maiores informações no escritório regional do Sebrae em Ji-Paraná ou através dos telefones (69) 3421 1545, 3423 4882 e 0800 570 0800.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Papudiskina - Os judas vão pedir os nossos votos em 2010

Os "Judas da Política" estão aí
Daniel Oliveira da Paixão - Uma pergunta rápida, leitores: Lula foi feliz ou infeliz ao dizer que temos muitos judas na política brasileira e que, em nome da governabilidade, é necessário, muitas vezes, uma composição com os "Judas"? Eu não sei. Mas o fato é que ele mostrou que, mesmo eventualmente se aliando "aos traidores da pátria", sabe exatamente o que está fazendo e porque está fazendo. Logo, aquela máxima da oposição de que o Lula nada vê, nada sabe e nada entende, não passa de falatório sem sentido.

Eu sou um fã do presidente Lula pela sua história e por ele ter sido, apesar dos pesares, o melhor presidente do país de todos os tempos. Mas como cristão não gostei do fato dele ter declarado que até Jesus Cristo, se estivesse ocupando a posição de presidente do Brasil, teria de se aliar ao Judas para poder governar. Isso não é verdade. Jesus preferiu os açoites e agonizante morte de cruz do que se render aos interesses mesquinhos dos fariseus e dos saduceus (facções antagônicas do ponto de vista ideológico, mas que, em certas circunstâncias, compunham alianças se vislumbrassem interesses convergentes, exatamente como fazem muitos partidos políticos atuais.

O grande problema é que os judas da política brasileira chegam ao poder alçados por expressiva votação popular. Aqui cabe mais uma vez uma analogia com fatos bíblicos quando uma grande multidão, confrontada a respeito de quem prefeririam vê-lo solto por uma clemência dos governantes romanos, preferiu Barrabás e mandou Jesus para ser crucificado, mesmo tendo consciência de que ele era inocente.

Mas por que o povo muitas vezes faz essa opção pelo ímpio em vez de valorizar aqueles que são retos de coração? A resposta é simples: é que, apesar de todos os avanços culturais e científicos, a grande maioria povo ainda não tem consciência do valor do seu voto. Mas, pasmem, senhores: o pior é que mesmo as pessoas mais bem preparadas muitas vezes são forçadas a um jogo de cobra cega diante da monstruosa falta de opções.

Aliança contraditória
O Ministério da Saúde está iniciando uma parceria com a Igreja Católica visando conscientizar as pessoas a respeito da necessidade de se cuidar em relação a doenças sexualmente transmissíveis e deixar de lado o temor de fazer os testes para se constatar se são ou não portadores de HIV porque, suspeita-se, que mais de 200 mil pessoas estão contaminadas por AIDS no Brasil e não têm a menor noção. Isso, evidentemente, é algo terrível, já que se o infectado não tem consciência dessa doença, acaba infectando seus parceiros e parceiras sexuais.

O mais alarmante é que muitas esposas, fiéis aos maridos e que pensam também serem respeitadas pelos mesmos, acabam contraindo o HIV. Mas voltemos à questão do tema acima, a contradição dessa parceria. Se a Igreja realmente está preocupada com o avanço da doença, como manter essa sua intransigência ao desaconselhar o uso de preservativos por parte dos casais?

Entendo que ela queira com esse gesto dar uma clara demonstração de que quem ama deve respeitar o seu cônjuge e nunca se enveredar pelo caminho do adultério. Está bem, como cristãos, todos nós entendemos essa verdade. Mas como humanos também somos conscientes da fraqueza humana. Por isso, mesmo a Igreja, que tem o dever de ensinar a santidade e condenar o adultério, deveria abrir mão de excesso de zelo e incentivar o uso da camisinha porque esse dispositivo inventado por mãos humanas (mas com a inteligência dada por Deus) serve também para prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis e muitas delas sem qualquer conexão com infidelidade.

Campanha em favor de nosso dinheiro

O governo brasileiro, através do banco central, quer incentivar as pessoas a cuidar melhor do nosso dinheiro e todos nós devemos realmente demonstrar um pouco mais de carinho, apesar de que o dinheiro é um filho ingrato e não tem o menor apego às pessoas que cuidam dele. Passa de mão em mão e, em muitos casos, leva o seu primeiro possuidor ao desespero. Mas não é sobre a ingratidão do dinheiro que quero falar.

Percebi que o governo tem um interesse especial pela disseminação do uso de moedas, que muitas vezes ficam em cofrinhos. E olha que isso, aparentemente, é um gesto um tanto estranho, pois as moedas, guardadas, se desvalorizam com o passar do tempo, mesmo com uma inflação relativamente baixa se a compararmos com o que acontecia na década de 80 e início dos anos 90.

Talvez aqueles que guardam moedas estejam de alguma forma se vingando da volatilidade do dinheiro. Já que as notas muitas vezes entram em nosso bolso em um dia, para encher nosso coração de alegria, e no dia seguinte vai embora e nos deixa desesperados porque ele sequer foi suficiente para pagarmos as nossas dívidas, muitos de nós transformam as moedas em nossas prisioneiras.

Talvez seria uma forma inconsciente de vingança. Mas em vez do governo se preocupar em ver as moedas em circulação, talvez devesse incentivar as pessoas a usá-las como uma forma de "poupança caseira". Para isso, bastaria adotar um padrão diferente. Em vez das moedas serem expressas em valor monetário corrente, deveriam ter um valor fixo, a exemplo do conceito de Unidade Real de Valor (URV) pregada pelo governo Itamar Franco, cujo ministro era o sociólogo Fernando Henrique Cardoso.

Assim, as pessoas poderiam guardar essas moedas cientes de que, em tese, o seu poder de compra daqui a cinco ou dez anos seria basicamente o mesmo. Claro que isso seria uma utopia, mas as vezes é bom a gente sonhar. Afinal, quantos de nós, num passado distante quando era necessário um saco de dinheiro brasileiro para comprar um único dólar americano, sonhou com o dia em que a nossa moeda seria tão forte quanto o dólar? Hoje o que era utopia, em certo sentido, parece tão real que agora já existem vozes discordantes implorando que achemos uma maneira artificial de fazermos o nosso forte real voltar a se desvalorizar.

Puxa, eu sempre sonhei com um país que tivesse orgulho de sua moeda e agora vem os economistas dizerem que isso compromete a nossa balança comercial. Agora pergunte aos americanos: vocês querem que o dólar seja mais fraco do que o real brasileiro? Se eles adotassem o mesmo argumento dos economistas acadêmicos, diriam que sim, pois isso possibilitaria uma expansão de seus negócios. Afinal, quanto mais fraco for o dólar em relação a outras moedas, mais os seus produtos se tornam baratos e os produtos estrangeiros extremamente caros.

Isso, claro, geraria um boom de empregos por lá e obrigaria suas indústrias a produzirem muito mais para dar conta de tantos pedidos. Mesmo assim, por uma questão de orgulho nacional, eles sempre vão preferir que o seu dólar seja uma moeda forte. Então, que nós, brasileiros, percamos esse conceito de inferioridade e deixemos que o próprio mercado regule a nossa moeda. Esse é o momento de termos uma moeda forte? Desfrutemos, pois!

Autoria: Daniel Oliveira da Paixão

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ulbra lança campanha do Vestibular 2010 com novidades A diretoria do Ceulji/Ulbra e a coordenação dos cursos se reuniram na manhã desta sexta-feira

A diretoria do Ceulji/Ulbra e a coordenação dos cursos se reuniram na manhã desta sexta-feira (16) para o lançamento da campanha de Vestibular 2010. As inscrições já estão abertas e no total 16 cursos são oferecidos para os interessados. Para esta edição, a novidade é a participação direta das escolas do município na inscrição de seus alunos para o processo seletivo.

De acordo com o diretor da instituição, Erivaldo Diniz de Brito, as escolas que inscreverem seus estudantes ficarão com parte da receita resultante das taxas efetuadas. “O valor da inscrição é de R$ 30. Metade deste valor ficará no caixa da própria escola que o utilizará da forma como bem escolherem. Além desta parceria, destacamos também o convênio com a Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), que oferece aos associados e dependentes até 35% de desconto nas mensalidades. E dessa forma queremos dar oportunidade para toda a população de garantir o ensino superior”, destacou.

Segundo o presidente da ACIJIP, esta parceria tem superado as expectativas das entidades. “Até o momento mais de mil alunos são provenientes desse convênio que possibilita aos estudantes aproveitar da estrutura que esta instituição oferece. Vale destacar, que não só estudantes da Ulbra como também do Cedusp podem desfrutar dos benefícios”, ressaltou Marcito Pinto.

E para apresentar à comunidade o que o Ceulji/Ulbra oferece enquanto instituição de ensino superior, acontecerá nos dias 20, 21 e 22 o 4° Ulbra Interação Total. Durante os três dias, o evento destacará em sua programação o atendimento comum gratuito, feira do empreendedorismo, apresentações culturais, feira de arte e artesanato, palestras e minicursos, exposição de empresas e feira de professores. “Mais uma vez estaremos abrindo as portas da instituição para mostrar o que cada curso tem a oferecer e para isso contaremos com a participação tanto dos professores quanto alunos”, explicou a coordenadora do curso de Comunicação Social, Renta Garcia.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FACER realiza Convenção para profissionalizar as ACE’s

A Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Rondônia (FACER), promove nos dias 23 e 24 de outubro, em Ji-Paraná, a 1ª Convenção das Soluções Empresariais da entidade. Durante o evento serão realizadas dinâmicas, apresentado painéis com consultores renomados, casos de sucesso como o do publicitário de Porto Velho, Jari Luiz, proprietário da agência de Publicidade NDA, além de uma palestra show com o tema a Incrível Arte de Vender, com a “CIA do Seu Chico”, de Florianópolis.

A Convenção tem como objetivo principal apresentar estratégias comerciais para alavancar as Soluções das ACE’s, discutir sobre o FACER CAPACITA e apresentar as novas soluções da FACER, como o “SIM CARD”, Printe e a SERASA. Na ocasião será feito também um acordo de cooperativas entre a FACER e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) no sentido de troca de experiências do cotidiano.

Para o coordenador de Soluções da FACISC, Rodrigo Busana, este estreitamento entre as federações é muito importante para agregar valor ao sistema como um todo. “Ambas contam com um grande número de empresas associadas e com esta forma de atuação a FACISC e FACER poderão identificar e interagir com culturas empresariais diferentes, mas com muitas coisas em comum, ajudando cada vez mais as empresas afiliadas”, ressaltou.

As inscrições para a Convenção podem ser feitas até dia 20 de outubro, pelo site www.facer.org.br. O evento recebe apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Rondônia (SEDES). “Esta parceria irá harmonizar o sistema de informação, padronizando processos e agilizando o trabalhado das associações do Estado”, concluiu o presidente da FACER, Ednei Pereira.

Richard Rasmussen conta os bastidores de suas aventuras

O sucesso de Richard Rasmussen, o aventureiro da vida selvagem, agora também tem sua versão em livro. A Ediouro lança As Aventuras do Richard, que além de relatar várias das incursões dele pelo mundo animal, também revela um pouco da vida pessoal deste brasileiro que, como Steven Irwing ou Brady Barr, tornou-se um fenômeno da televisão, embora imprimindo um estilo totalmente diferente ao seu trabalho.

Em As Aventuras do Richard, ele conta - com detalhes que não foram vistos na televisão - as viagens e os encontros com animais raros, peçonhentos, exóticos ou, simplesmente, selvagens, na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado, no litoral brasileiro e também no altiplano e deserto peruanos, além da Patagônia argentina. Todas as viagens são ilustradas com fotos tiradas por sua equipe. E alguns dos bichos mais emblemáticos de cada região ganham detalhadas fichas científicas.

Outra parte do livro é dedicada à curiosa biografia deste economista que se tornou biólogo e aventureiro. Apaixonado pelos animais, ele cresceu cercado – e se cercando – de bichos.

E daí para viver do que mais gostava, foi um pulo. Primeiramente, montou um criadouro de animais silvestres resgatados do comércio ilegal. Em 2004, Richard Rasmussen conseguiu vender para um programa dominical de televisão a ideia de reportagens que mostrassem, literalmente na cara e na coragem, os perigos e exotismos da vida animal. O quadro Selvagem ao Extremo tornou-se um sucesso quase imediato e rapidamente Rasmussen conquistou o status de wild showman. Tanto assim que seu passe acaba de ser comprado a peso de ouro por uma rede de televisão para comandar um programa semanal só dele.

Richard Rasmussen é formado em ciências contábeis pela Universidade de São Paulo. Depois de dez anos como economista, e de ter viajado por todo o Brasil, cursou biologia e iniciou suas expedições por todo o planeta gravando o programa Selvagem ao Extremo.

Ficha Técnica:

Livro: As Aventuras do Richard

Autor: Richard Rasmussen

Nº de páginas: 144

Preço sugerido: R$ 49,90

Site: www.asaventurasdorichardolivro.com.br

Serviço de Atendimento ao Leitor: (21) 3882-8416

Acusado de receptação é conduzido a delegacia em Ji-paraná

Policiais do Sevic – Serviço de Investigações e Capturas da 1ª Delegacia de Polícia em Ji-paraná, apreenderam na manhã desta quinta feira, 15, na residência de Glédson Roberto da Conceição, 26 anos, morador do Bairro novo Ji-Paraná, um Balde, uma Botija de Gás e cinco caixas de cerâmica.

Ao ser interrogado a respeito da procedência dos objetos, este afirmou ter comprado, porém não soube explicar de quem e ainda não apresentou nota fiscal. Os policiais já vinham investigando Glédson, pois tinham informações de que em sua residência funcionava uma boca de fumo, embora não tenham encontrado nenhum produto entorpecente, comprovaram que os objetos eram produtos de furto e deram voz de prisão ao acusado, apresentando-o a Delegada titular da 1ª Delegacia que lavrou o flagrante de receptação e o recolheu ao presídio central a disposição da justiça.

Os objetos após serem periciados serão restituídos à vítima. A informação é de Valter Fernandes da Delegacia Regional de Polícia Civil de Ji-Paraná

PC – RO - Lenilson Guedes.’.

STJ decidiu que Transexual pode alterar nome após cirurgia de mudança de sexo

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quinta (15) por unanimidade que o transexual tem o direito, se assim pretender, de alterar sua certidão de nascimento, com relação a nome e gênero, após ter realizado, no Brasil, a cirurgia de transgenitalização.

O STJ acatou o recurso de um transexual chamado Clauderson - que pretendia adotar o nome de Patrícia - contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo pela qual no registro civil “prevaleceria a regra geral da imutabilidade dos dados, nome, prenome, sexo, filiação etc”. O TJ-SP sustentava que a afirmação dos sexos (feminino ou masculino) não obedece a aparência, mas a realidade espelhada no nascimento, que não poderia ser alterada artificialmente.

A defesa do transexual, por sua vez, alegava que a aparência de mulher, por contrastar com o nome e o registro de homem, causava-lhe diversos constrangimentos sociais, além de abalos emocionais e existenciais.

No julgamento, prevaleceu o voto da relatora do recurso, ministra Nancy Andrighi, para quem não faz sentido o Brasil permitir cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS) e não liberar a modificação no registro civil. Para a ministra, “há um conjunto de fatores sociais e psicológicos que devem ser considerados” para que o indivíduo que passou pela cirurgia tenha uma vida digna. A ministra lembrou ainda que a troca do registro já é prática permitida em diversos países.

Fonte: Agência Brasil e Grupo Gay de Rondônia

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Shopping em Ji-Paraná - Sonho adiado

A construção de um shopping em Ji-paraná, de autoria da Amazonmega Empreendimentos e Investimentos, localizada na cidade de Porto Velho, foi cancelada pela empresa. O projeto, que havia sido apresentado publicamente em julho deste ano, seria consolidado a partir da venda de cotas oferecidas por seus idealizadores.

O diretor de marketing da Amazonmega, Alcirlei Costa, argumentou a falta de apoio das entidades empresariais. “Fomos convidados para uma reunião com a ACIJIP e CDL e eles acharam que o projeto não era viável para o município. Entendemos que não dependemos de qualquer entidade para construir esse shopping, mas tínhamos investidores em vários Estados do Brasil e precisávamos da colaboração de todos”, destacou.

Cientes do cancelamento da obra no município e dos motivos alegados pela empresa, os presidentes da ACIJIP e CDL convocaram a imprensa na manhã desta quinta-feira (15) para se posicionarem sobre o caso. “Em momento algum fomos procurados para apoiar este projeto, pelo contrário, começamos a receber ligações pedindo referência sobre o mesmo logo depois que as cotas começaram a ser vendidas. Foi então que tomamos a iniciativa de convidar a empresa para uma reunião para conhecer os planos e verificar a viabilidade do investimento”, explico o presidente da ACIJIP, Marcito Pinto.

Após as duas reuniões realizadas com os donos do empreendimento, Leonardo Severo e Alcirlei Costa, a diretoria das entidades amparada pelo departamento jurídico veio acompanhando o desenvolvimento do projeto sem se manifestar. “Pedimos a eles subsídios para constatar a viabilidade econômica deste shopping na cidade. Mas com os argumentos apresentados comprovamos a não consistência para o mesmo ser concluído, já que o capital inicial da empresa era de R$ 100 mil e a construção toda avaliada em R$ 50 milhões”, afirmou o presidente da CDL, Osmar Farinácio.

Segundo o advogado Otelo Castellani Neto, a forma de administração utilizada pela empresa para o empreendimento não condiz com os modelos de investimentos imobiliários feitos em todo o País. “Era preciso um fundo específico para dar consistência a esse projeto. E isso não havia, negando qualquer garantia que o cotista pudesse ter como dono do empreendimento”, enfatizou.

PAPUDISKINA - 15/10/2009

Para que serve a Guarda Municipal da SEMTTRAN?
DANIEL OLIVEIRA DA PAIXÃO (Cacoal - RO) - Seria interessante que a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito definisse um estatuto de atribuições para a Guarda Municipal de Trânsito e o publicasse no site da prefeitura e nos órgãos de comunicação de nossa cidade para que a população pudesse ter acesso. Hoje, da forma como está, a gente vê aqueles rapazes e moças parados próximo ao meio fio e na sombra das árvores e não sabemos bem o que estão fazendo ali. Vi, por exemplo, que nesta quinta-feira, por volta de 16 horas, havia um caminhão-baú da City Lar, parado bem no centro da pista da Avenida Porto Velho, obstruindo o trânsito, ou aguardando para ser abalroado quando algum motorista mais apressado resolvesse forçar uma ultrapassagem de risco. Foi justamente o que vi acontecer. Felizmente o estrago foi apenas material e de pequena monta. Enquanto isso, os três guardas de trânsito apenas olhavam o ocorrido e, cinco minutos depois, um deles aproximou-se timidamente apenas para olhar o espelho retrovisor quebrado. Uma pergunta: "é correto caminhão de descarga, mini-caminhão baú - ou sei lá como se nomeia esse tipo de veículo de transporte de móveis e eletrodomésticos, - ficar parado no centro de uma pista de muito movimento como aquela da avenida Porto Velho? O incidente aconteceu em frente a loja City Lar, próximo a Papelaria Venus. Penso que é necessário redefinir o papel dos guardas de trânsito na cidade. Ouvi dizer que eles não têm ainda poder de lançar multas ou algo parecido. Mas faz-se necessário que se aprove uma legislação que lhes dê poder para lançar pelo menos uma advertência para esses que acham que a pista é só deles e podem obstruir o trânsito o tempo que for necessário.

Conselho de Segurança
A propósito, participei nesta terça-feira de uma reunião do CONSEG, Conselho de Segurança, e fiquei bastante feliz ao ver o empenho do Major Ribeiro e demais membros do CONSEG que finalmente estão conseguindo materializar o sonho de colocar câmeras de segurança na cidade - provavelmente aquelas de controle por IP (Internet Protocol), que permitam ser visualizadas remotamente. Assim, as câmeras emissoras podem ser colocadas nas várias saídas da cidade e eventualmente algumas em pontos estratégicos no centro, e os dispositivos de recepção da imagem poderão estar implantados diretamente na sala de controle da Polícia Militar, SEMTTRAN ou em algum outro local. O major Ribeiro afirmou que, nesse primeiro momento, serão apenas algumas câmeras, um paliativo, mas ele sonha com um projeto mais amplo, como a cidade-virtual (em Ariquemes), que é um ambicioso projeto elaborado pelo prefeito Confúcio Moura e que deverá ser financiado com recursos do ministério das cidades.

Som perturbador
Já que estamos falando em boas práticas para a nossa cidade, que tal uma lei regulamentando a proibição definitiva de publicidades estacionárias em frente aos estabelecimentos comerciais? Será que alguém já se deu conta de que temos na cidade várias emissoras de rádio, repetidoras locais das principais estações de TVs do país e pelo menos 04 jornais? Como justificar o som estacionário em frente aos estabelecimentos comerciais? Ah, ia me esquecendo de que os políticos querem votos e ficam com um medo terrível de perder o apoio da classe mais influente da cidade, os comerciantes, e com isso lavam as mãos, não é? A situação em Cacoal é a seguinte: Loja "A" consegue autorização para fazer seus anúncios e aí contrata coloca caixas de som ou mesmo um carro de som parado em frente ao seu estabelecimento e tome propaganda em alto e bom som. A Loja "B", que fica ao lado, também concorrente, faz a mesma coisa. Se tiver uma loja "C", nas proximidades, seu proprietário também não quer ficar para trás. Resultado: a cidade vira uma Babel sonora. Ninguém entende nada do que estão anunciando, mas todos ficam os "contendores" sentem-se satisfeitos, pois mesmo cientes de que os transeuntes que passavam em suas calçadas não conseguirem entender nada, também sabem que pelo menos os concorrentes não conseguiram aferir vantagens. Assim, nessa tática burra e absurda, todos perdem. Mas os políticos, indecisos, não sabem exatamente o que fazer. Sabem que a cidade tem pouco mais de dois ou três mil comerciantes e mais de 50 mil cidadãos que moram no perímetro urbano. Mas talvez pensem: "bom, os comerciantes, embora minoria, são os que conseguem financiar campanhas. Os demais cidadãos, embora também votem, são apaixonados por política e na hora de votar escolhem apenas aqueles que conseguem se impor por sua popularidade, seja como bons oradores ou por sua influência como liderança comunitária, econômica, cultura ou eclesiástica. Enfim, que tem ouvidos ouça! Nossa cidade precisa de lideranças com mais força para reunir os comerciantes e a sociedade e chegarem a um consenso. Acho justo que nos bairros mais distantes, sob certas condições, se permita o anúncio em carro de som, mas com regras claras. Exemplo: 1) - Quem deseja fazer anúncio, terá de submeter pedido de licença com 48 horas de antecedência, especificando claramente o horário e os trechos que irão percorrer; 2) - Os responsáveis pelo setor de fiscalização jamais devem autorizar mais que um carro de som para o mesmo trecho; 3)- Os carros de som, quando o motorista tiver necessidade de fazer uma parada para tomar água ou qualquer outro afazer, deve imediatamente desligar o som (Ou seja, que se proíba permanentemente som estacionário); 04) Proibição total de anúncios sonoros em frente as lojas (temos na cidade rádios, tvs, jornais e mídia eletrônica de grande alcance entre popular); 05) - Por fim, proibição total de anúncios na área central da cidade, entre as avenidas Sete de Setembro e Avenida Belo Horizonte e da Castelo Branco até a avenida Luther King, bem como em avenidas centrais nos mais importantes bairros como Avenida das Mangueiras no Vista Alegre; Inderval Brasil (Setor Atacadista em frente a Rodoviária Municipal) e similares.

Fim das eliminatórias e a análise do "Se"
Agora que terminou as eliminatórias sul-americanas, muitas seleções, classificadas ou não, lamentam o fato de terem deixado escapar chances que, dentro da normalidade, jamais deveria acontecer. Ou seja, é momento de avaliar o "SE". Vejamos: o Brasil, mesmo classificado em primeiro lugar, tem razões de sobra para lamentar. Exemplo: Já que conseguimos ganhar fora de casa de seleções como Argentina e Uruguai, a lógica nos remete ao "SE". Se tivéssemos jogado com a mesma intensidade em relação aos outros confrontos, também poderíamos ter obtido a plenitude de vitórias assim como fizeram a Espanha e a Holanda em seus respectivos grupos nas eliminatórias da Europa. Por outro lado, o Paraguai, que acabou em terceiro lugar, pela lógica jamais deveria ter perdido em casa para Chile e Colômbia, já que conseguiu vencer essas seleções em sua própria casa. Portanto, em vez dos 33 pontos os paraguaios poderiam ter fechado com 39 pontos e, assim, obtido a liderança absoluta (desconsiderando o SE do Brasil, claro). Quem também está com sabor de SE é o Equador. Se não tivessem perdido em casa para a Venezuela, coisa que ninguém esperava, os equatorianos teriam conseguido pelo menos obtido o direito de disputar a repescagem. A Colômbia também tem motivos para o SE. Já que venceu ao Paraguai fora de casa, também a lógica diz que poderia ter vencido em casa e, se conseguisse também ter empatado mais um outro jogo qualquer, talvez até teria conseguido mais pontos que a Argentina e, portanto, estaria na Copa. O Peru, se não fosse a maluquice de seu técnico, poderia ter arrancado um honroso empate em 1x1 contra a Argentina, em pleno monumental de Nuñez. Vejam que aos 46 minutos, justo quando os argentinos tinham um escanteio para cobrar, ele resolve fazer uma substituição e fez toda a sua zaga se desconcentrar. Resultado, tomou um gol justo aos 47 minutos e nos tirou o gostinho de vermos a Argentina na respecagem ou quem sabe completamente fora da Copa, pois obrigados a ganhar até para sonhar com uma repescagem, eles iriam partir como loucos para cima do Uruguai. Como os Charruas iriam precisar só de um empate, iriam apenas armar uma arapuca e matar a Argentina nos contra-ataques. Decididamente, o SE do Peru, foi o fator que me deixou com uma sensação de ter perdido a Copa do Mundo. Claro que tenho fé no Hexa, mas ver a Argentina fora - pelo menos em minha opinião - seria algo tão indescritível como a alegria incontida de se conquistar uma Copa do Mundo. Conquistar o Hexa, com a Argentina fora, seria como conquistar duas Copas do Mundo em menos de um ano!!!!

Daniel Oliveira da Paixão

Novas Soluções Empresariais serão lançadas em Ji-Paraná

Acontece no próximo dia 23 de outubro, durante a 1ª Convenção Empresarial da FACER, no hotel Transcontinental, em Ji-Paraná, o lançamento oficial do Cartão de Gestão de Benefícios da FACER, intitulado “SIM CARD”. Desenvolvido com a finalidade de facilitar a relação comercial existente entre empregador, funcionário e o comércio local como farmácias, postos de gasolina, supermercados e lojas em geral, o cartão faz parte dos projetos de soluções empresariais da federação que também serão apresentados no evento.

A administração do cartão será feita pelas ACE`s e a tecnologia será disponibilizada por uma empresa terceirizada. As associações já estão selecionando empresas para serem usuárias do cartão e empresas credenciadas para receber o mesmo. De acordo com o presidente da FACER, Ednei Pereira dos Santos, com essa nova ferramenta a FACER estará dando um grande passo no meio empresarial. “As empresas não têm nenhum custo para adquirir essa Solução e terão amplas vantagens com o uso dessa alternativa tecnológica. O ‘SIM CARD’ substitui de forma eficiente os contra-vales e facilita a gestão dos recursos humanos e financeiros das empresas”, enfatizou.

O limite por compra é determinado pela empresa, conforme o salário do colaborador e entre os benefícios oferecidos pelo cartão está a integração total com a folha de pagamento e facilidade na expansão do número de convênios existentes entre o empregador e o comércio. Já para os usuários proporciona uma maior facilidade, segurança e mais opções de compra, através do maior número de convênios existentes, acesso via internet e nas credenciadas para obter seu saldo e seu controle de despesas, sem necessidade de verificação cadastral e pagamento de suas compras à vista.

Além do “SIM CARD” será lançados também outras Soluções Empresariais da Federação, tais como: SIM Alimentação e SIM Refeição, novos produtos da SERASA, PRINTE e o PIC (Programa de Incentivo Comercial). “Essas novas Soluções que serão oferecidas às ACE`s, agregam mais valor nas empresas, levando um diferencial perante a concorrência do mercado, cada vez mais globalizado”, afirmou o coordenador de Soluções Empresariais da FACER, Sávio Beckhauser.

Fátima manifesta confiança no relator da PEC que transfere servidores de Rondônia para a União

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse no Plenário, nesta quarta-feira (14), que o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), relator, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da proposta de emenda à Constituição que transfere os servidores públicos do então território de Rondônia para a folha de pagamento da União, fará uma reunião nesta quinta-feira em Porto Velho com sindicalistas e bancada de Rondônia para dirimir dúvidas sobre a proposta.

Fátima Cleide, autora da PEC, manifestou a sua confiança no relator, e salientou a justeza da medida, uma vez que os estados do Amapá e de Roraima, também ex-territórios, já foram beneficiados pela transposição de funcionários para a União. A PEC foi modificada na Câmara dos Deputados e, por isso, teve que retornar para novo exame no Senado.
Ponte da 319

A senadora falou ainda sobre audiência no Tribunal de Contas da União, na próxima semana, para tratar do projeto de construção da ponte sobre o rio Madeira que liga Porto Velho à BR-319, no Amazonas. Segundo ela, a ponte é um antigo projeto, anterior ao governo Lula, “que tem sofrido sucessivos adiamentos, em decorrência das fiscalizações feitas”, e que foi incluído no Programa de Aceleração de Crescimento.
“Com esta audiência no TCU, queremos, de uma vez por todas, resolver questões e pendências que estão impedindo o projeto de sair do papel. Esta é uma obra vital para Rondônia, para a população dos dois lados do rio Madeira, que não pode mais ser penalizada, pagando caro pela travessia do rio através de balsas”, disse Fátima.

Para a audiência a senadora está convidando a bancada federal e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Oliveira, a ele sugerindo a vinda de uma comissão de deputados.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cahulla garante à Jesualdo vinda do Cidade Limpa na segunda-feira

O Deputado Estadual Jesualdo Pires (PSB) manteve na manhã desta terça-feira (13), reunião com o Vice-governador João Cahulla, que coordena o programa Cidade Limpa, e teve a confirmação que as máquinas do programa estarão em Ji-Paraná a partir da próxima segunda-feira. Cahulla afirmou ainda que uma equipe do Programa Cidade Limpa já está elaborando o cronograma de trabalho para as ruas da cidade.

Jesualdo relatou ao Vice-governador sua preocupação com o número de ruas necessitando de reparos no município. “Em quase todos os bairros de Ji-Paraná existe um grande demanda de ruas para serem recuperadas e a Prefeitura Municipal não tem conseguido atender todos os bairros, devido a grande demanda”.

O deputado argumentou ainda que a precariedade das ruas é um dos graves problemas enfrentados pelos moradores e que com o inicio do período chuvoso a situação fica ainda mais delicada. “Já estamos dentro do inverno amazônico com chuvas constantes. Por isso fiquei muito grato a sensibilidade do Vice-governador em contribuir com nossa população trazendo mais este beneficio para Ji-Paraná”, salientou.

João Cahulla ressaltou que a frente de trabalho que está na Região de Candeias do Jamary será deslocada para cidade, após a conclusão dos trabalhos que devem ser encerrados ainda nesta semana.

“Estamos finalizando a execução dos trabalhos nesta região e a partir daí poderemos levar as máquinas para Ji-Paraná”, disse.

Cahulla afirmou ainda que o Governo do Estado está trabalhando em várias frentes de trabalho visando contribuir com as prefeituras nos trabalhos de limpeza e cascalhamento das vias urbanas. “Este programa foi criado como um incentivo às prefeituras e pelo compromisso que assumimos com a população de levarmos as máquinas para a realização da limpeza da cidade, e estamos cumprindo essa meta”, disse.

Sesau participa de homenagem ao Dia do Fisioterapeuta

O secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, participou na manhã desta terça-feira, 13, de uma solenidade em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, realizada no plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia.
A homenagem foi dirigida para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam em Rondônia. A sessão foi dedicada aos 40 anos de regulamentação dessas profissões no Brasil. A sessão, proposta pelo presidente da Casa, deputado Neodi Carlos (PSDC), contou com a presença de acadêmicos de todas as faculdades e de demais profissionais que prestigiaram a solenidade.

“A homenagem é uma forma de reconhecimento dos trabalhos desses profissionais. A fisioterapia e a terapia ocupacional têm conquistado cada vez mais espaço e alcançado progresso no tratamento de diversas doenças, trazendo benefícios à população em todo mundo”, destacou Neodi.

As duas profissões foram regulamentadas no País em 1969. Atualmente possui mais de 120 mil inscritos nos seus diversos conselhos regionais, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. “Esses profissionais realizam promoção, prevenção e reabilitação de pessoas que necessitam de acompanhamento funcional do corpo”, disse o presidente do Crefito, Cássio Fernando Oliveira.

As unidades de saúde de Rondônia contam com atendimentos de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Atualmente são contratados pelo Estado 62 fisioterapeutas. Desses, 13 funcionários atendem em municípios do interior do Estado; 23 no Hospital de Base Ary Pinheiro e os demais em outras unidades de Saúde. Com a realização do concurso público, a Secretaria de Estado da Saúde vai contratar mais 14 fisioterapeutas, com prioridade para o Pronto Socorro João Paulo II e Cemetron.

A contratação desses profissionais também faz parte do programa de reestruturação do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, para reverter o problema de superlotação naquela unidade, em razão da falta de um Pronto Socorro no município de Porto Velho.

O secretário Milton Moreira, da Sesau, externou cumprimentos a todos os profissionais fisioterapeutas que atuam no Estado. “Externamos nossas homenagens a esses profissionais que, junto aos demais, colaboram para a execução dos serviços de Saúde em Rondônia no atendimento à população”.

Ruy Motta lança Fórum de Economia Solidária em Ji-Paraná

Nesta quarta-feira (14), o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia, Ruy Parra Motta, lançará e implantará, na cidade de Ji-Paraná, a partir das 8:30h, no auditório da Câmara de Vereadores, o Fórum Municipal de Economia Solidária de Jí-Paraná. O evento conta com apoio do prefeito municipal, José de Abreu Bianco.

Segundo Ruy Motta o objetivo é unir a sociedade, entidades e o poder público para discutir, regionalmente, problemas e soluções para as iniciativas da economia solidária na região central do Estado.
“Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Isso é possível por meio do associativismo, do cooperativismo, e outras formas de organização social que tenha por orientação: autogestão, cooperação, dimensão econômica e solidariedade” , explicou o superintendente.

Continuando Ruy Motta disse que: “o evento é público e contamos com a participação dos empreendimentos econômicos solidários, grupos informais, gestores públicos e assessorias. Por meio do Fórum poderemos mapear os grupos que geram renda na região. Queremos chamá-los para discutir, identificar os problemas e dificuldades e apresentar isso para o poder público para viabilizar soluções”.

Conforme o Sistema de Informação de Empreendedores da Economia Solidária – SIES existem na região central do Estado de Rondônia, levantamento feito no período de 2005 a 2007, cerca de 190 empreendimentos com esse modelo de produção.

O Fórum Municipal de Economia Solidária de Ji-Paraná será realizado no período de 14 a 15 de outubro de 2009, e terá como eixo de debate uma explanação sobre “O Fórum Rondoniense de Economia Solidária e sua Importância na Implantação do Fórum Municipal de Economia Solidária” e as palestras: Economia Solidária como alternativa para o desenvolvimento humano; Território e Cidadania – com ênfase na economia solidária; Economia Solidária e a Agricultura Familiar; Economia Solidária e a Saúde Mental nos CAPS em Rondônia; Economia Solidária e o EJA – Secretaria de Educação do Estado de Rondônia e o Planejamento das ações para o acompanhamento e fortalecimento das ações de Economia Solidária. N o dia 15, a tarde , terá um debate seguido de explicações sobre o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado.

O Fórum conta com parcerias da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, Prefeitura Municipal de Porto Velho, Fundação Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Emater-RO, Cooperativa dos Produtores de Café - ACARAM e o Instituto Marisa de Solidariedade.

Adaides Batista dos Santos
Porto Velho, 09/10/2009

Cahulla lança 27ª campanha de vacinação contra a aftosa em São Miguel

O vice-governador João Cahulla fez o lançamento oficial da 27ª Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, em todo o estado de Rondônia com o apoio do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa/RO) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os pecuaristas devem imunizar mais de 11 milhões de animais entre bovinos e bubalinos até o dia 15 de novembro. “Esperamos contar, mais uma vez, com o apoio de todos os produtores para que Rondônia continue sendo um exemplo para o país no controle da aftosa, ao mesmo tempo em que asseguramos que a nossa economia continue firme, sustentada pela pecuária”, disse o vice-governador.

João Cahulla estava acompanhado do senador Expedito Júnior; dos deputados estaduais Neodi Carlos, presidente da Assembléia, Luizinho Goebel, Luiz Claudio e Lebrão; o presidente da Agência Idaron, Augustinho Pastore, o prefeito de São Miguel, Ângelo Fenali, o sub-chefe da Casa Civil, Nilton Capixaba, o presidente do Fefa/RO, José Vidal, entre outras autoridades.

O presidente da Idaron anunciou que em 2010, na 28ª campanha de vacinação, só serão imunizados os animais de 0 a 24 meses de idade, seguindo a orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Isso é o reconhecimento ao trabalho sério que Governo e produtores realizam em Rondônia”, destacou.

A meta da Idaron é atingir os 100% do rebanho, considerando que nas últimas campanhas realizadas (são duas por ano), os índices de vacinação se aproximam de 100%, o que rendeu elogios ao Estado da missão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), referência internacional em sanidade animal.

Cahulla vacinou um animal dando início à campanha e entregou 10 motos zero quilômetro para os escritórios regionais da Idaron e reforçou o apelo a todos os pecuaristas do Estado, para que vacinem seu rebanho, garantindo o estatus de Rondônia como zona livre da febre aftosa, com vacinação. “Conseguimos chegar até aqui e não podemos relaxar. Não adianta vacinar parte do rebanho, vacinar uma vez e depois esquecer. É preciso estar vigilantes e manter a aftosa longe do nosso rebanho”, explicou o vice-governador, acrescentando que “o trabalho em parceria com outros órgãos governamentais, junto com o Fefa, e principalmente, o comprometimento dos criadores, é decisivo para mais uma campanha com sucesso”.

O período que os pecuaristas têm para fazer a declaração da vacina no seu rebanho é até dia 22 de novembro, e quem não fizer a comunicação até o prazo determinado será multado. “A declaração será recebida nas 89 unidades da Agência e os funcionários são suficientes para atender os 84.000 produtores de Rondônia”, confirma Pastore.

O pequeno produtor rural de São Miguel, João Ricarte, 62 anos, disse que “é importante que a vacinação e a vigilância continuem, para assegurar o rebanho livre da doença”. O produtor rural que eventualmente deixar de vacinar o gado até o prazo exigido pela Idaron será notificado, a propriedade será interditada, e, num prazo de 72 horas deverá fazer a imunização do rebanho. A multa para cada cabeça de gado é de 5 UPF’s. O UPF equivale a R$ 40,12.

sábado, 10 de outubro de 2009

Dorthe Serles confirma presença no VII Seminário Internacional de Sustentabilidade

Dorthe Serles, diretora da Braz Biz, confirmou sua presença no VII Seminário Internacional de Sustentabilidade. A empresa tem como objetivo gerar e agilizar novos negócios entre Brasil e Dinamarca/Escandinávia. Os serviços de consultoria incluem: análise de mercado, procura de parcerias, organização de participação em feiras e eventos para grupos de empresas, estudos setoriais, representação de empresas, importação e exportação.


Dorthe Serles é Mestre em Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade de Aalborg. Fluente em português, trabalhou no Consulado Geral da Dinamarca em São Paulo, desenvolveu e desenvolve diversos projetos entre Brasil e Dinamarca, inclusive como pesquisadora pela Universidade de Aalborg.

O VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e o VII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática acontece nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório da UNIRON, no Porto Velho Shopping, sito à Avenida Rio Madeira com a Avenida Calama, no Bairro Embratel, em Porto Velho, Rondônia.


Ana Joppert
Assessora de Imprensa
Grupo Editorial Ecoturismo
MTB - 46.105
jornalismo@revistaecoturismo.com.br
www.revistaecoturismo.com.br
http://tvecoturismo.com.br

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BAND É CONDENADA A PAGAR MULTA PARA GRUPO SEXY DOLLS POR DESCUMPRIMENTO DE LIMINAR

A Rede Bandeirantes de Televisão foi condenada a pagar multa diária ao Sexy Dolls Brasil formado por Sabrina Boing, Julia Paes e Carol Miranda por descumprimento da liminar que os impede de mostrar imagens do grupo. O programa CQC no qual foi veiculada a matéria onde os apresentadores se referiram as integrantes como prostitutas mostrou imagens de uma das integrantes de forma pejorativa. Essa é a mais nova vitoria no processo, anteriormente o Sexy Dolls conseguiu um liminar que obrigava sites como o You Tube a tirar do ar qualquer tipo de reexibição do programa. Essa decisão foi publicada hoje no diário oficial da justiça.

Assessoria Jurídica Sexy Dolls Brasil:

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Recursos para creche, pavimentação e drenagem atendem Ji-Paraná

Foram liberados na sexta-feira, pelo Programa Calha Norte, R$ 430 mil articulados pelo mandato da senadora Fátima Cleide (PT-RO), recursos que irão possibilitar a construção de uma creche no bairro Parque São Pedro e pavimentação e drenagem superficial em vias dos bairros Bela Vista e Dom Bosco, no município de Ji-Paraná.

“A creche no Parque São Pedro é uma antiga reivindicação das mães do bairro, que é bastante carente e precisa de toda a ajuda possível para que os benefícios públicos cheguem ao local, e a comunidade possa viver melhor. Os recursos demoraram um pouco a ser liberados, mas finalmente a creche sairá do papel”, afirma a senadora.

O projeto da creche deve atender pouco mais de 200 crianças. Os R$ 200 mil, provenientes de emenda de bancada, foram liberados através da Ordem Bancária 805858.

Para a pavimentação em blocos de concreto e drenagem superficial foram liberados R$ 230 mil, de emenda individual apresentada pela senadora Fátima. A Ordem Bancária é 805856.

sábado, 3 de outubro de 2009

Site Argentino, Clarin, destaca editorial em que afirma ser o Brasil o país do momento

De acordo com o Diário El Clarin, da Argentina, o Brasil é hoje o país do momento, o que mais cresce e mais encanta o mundo em todos os níveis. Diz que enquanto Estados Unidos, Europa e Argentina estão enfrentando sérios problemas econômicos e retração no mercado, o Brasil vê suas vendas aumentarem 5% no ramo de automobilismo e também cita que o país é o líder na exportação de aviões, soja, carne, aço e produtos industrializados. Também cita as jazidas de petróleo descobertas no fundo do mar. Em síntese, para EL CLARIN, o Brasil é uma locomotora que impulsiona o mundo e ajuda a América Latina em seu árduo processo de recuperação.
O texto foi produzido para enfatizar que tal fascínio pelo Brasil pode ter sido um dos motivos que levaram os dirigentes do COI a optarem pelo Rio de Janeiro como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Leia o texto, na íntegra, em Espanhol
Los cariocas suelen decir que "Dios es brasileño". Aunque la ciudad tiene sus polémicas favelas y tasas de homicidio que superan a las de otras grandes ciudades, el imán del nombre Brasil a nivel internacional está alcanzando niveles inusitados. Ni siquiera la próxima contienda presidencial, en la que puede ganar la oposición a Lula, enturbia la mirada del mundo sobre la pujanza brasileña.

El real, la moneda brasileña, es la que más se recuperó este año frente al dólar estadounidense. Su valor creció un 32% en 2009, dejando al dólar australiano en el segundo lugar. La novena economía del planeta ya dejó atrás la recesión. Sus compañías (alimenticias y otras) se están fusionando para ser más competitivas a nivel global. El consumo interno está por las nubes y las exportaciones también. Está entre los fabricantes líderes de productos tan distintos como aviones, café, soja, hierro, acero, textiles y equipamiento eléctrico.

En los últimos 15 años, la pobreza bajó del 36% al 18%. Aunque todavía quedan 35 millones de personas con serias necesidades, las proyecciones de los economistas es que bajará a 8% en los próximos 5 años. Los recientes descubrimientos de petróleo en yacimientos de alta mar ratifican esas estimaciones. "Hay que calcular 80 millones de personas (sobre un total de 190 millones) que se están incorporando a la clase media. Tenemos que producir alimentos para ellos", piensan los industriales argentinos.

Las ventas de autos caen en Estados Unidos, Europa y, por supuesto, la Argentina. En Brasil, suben el 5%. Prácticamente no hay indicadores negativos.

La organización de los Juegos Olímpicos le demandó a Beijing (China) cerca de US$ 3.200 millones. Los orientales recuperaron la inversión y ganaron US$ 200 millones más. Pero el caso brasileño es distinto. Como el país será la sede del campeonato mundial de fútbol en 2014, buena parte de la inversión en estadios e instalaciones necesarios para los Juegos ya estará recuperada para 2016. Eso significa que Brasil tendrá que afrontar menores niveles de gasto y, se supone, los mismos ingresos que tuvo China o más.

De todas formas, los diarios brasileños hablan de una inversión de US$ 11.000 millones para 2016. Ese dinero no irá sólo a las instalaciones olímpicas, sino también a mejorar otros aspectos de la ciudad.

Fonte: www.clarin.com (na íntegra)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Coletiva lança oficialmente Projeto Atletas do Futuro

Na manhã de ontem, dia 30, o secretário municipal de esportes de JI-Paraná, Cleberson Jair Patrício de Oliveira, o “Biro Biro”, reuniu a imprensa local e parceiros para o lançamento oficial do Projeto Atletas do Futuro, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes – Semes em parceria com o serviço Social da Industria – Sesi, com apoio das empresas Eucatur, Rondosafra e Cerâmica Belém. O projeto tem como finalidade atender crianças de Ji-Paraná, encaminhando-os na pratica esportiva.

O projeto que já está em funcionamento há cerca de um mês, atende inicialmente em torno de 300 crianças dos sexos masculino e feminino, numa faixa etária dos 7 aos 17 anos. As aulas acontecerão em dois pólos distintos, sendo as quartas e sextas-feiras no período da manhã, o campo da Triangulina e as terças e quintas-feiras no período da tarde, no campo da comunidade Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o secretário Bibo Biro, para que o projeto possa acontecer, é importante essa parceria com o Sesi e empresas como a Eucatur, Rondosafra, Ceramica Belém e legislativo municipal. As crianças cadastradas no projeto Atletas do Futuro receberão instruções básicas de iniciação esportiva, com aulas coordenadas por professores do Sesi, auxiliados por instrutores da própria Secretaria de Esportes.

Em seu pronunciamento, Jair Sampatti, professor do Sesi, frisou que projeto visa atender crianças de famílias trabalhadoras do setor industrial e da comunidade em geral. “A princípio serão desenvolvidos treinamentos na modalidade de futebol de campo, mas o objetivo e estender o trabalho com várias outras modalidades como Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Futsal entre outros”, esclareceu Jair.

A solenidade de lançamento oficial do projeto, ocorrida na manhã desta quarta-feira, no Gerivaldão, contou com as presenças do vereador Marcos Rogério, empresário José Neto (Frigoríficos Rondosafra), Jair Sampatti (Sesi), alunos e vários desportistas.

O secretário informou ainda que as inscrições para o Projeto Atletas do Futuro podem ser feitas durante a semana, nos locais dos treinamentos, ou ainda na secretária de esportes, no ginásio Gerivaldão.

Senadora mobilizada pela votação da PEC em 2º turn

Autora da PEC da Transposição (nº 483), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse ontem (30) na reunião convocada pelo coordenador da bancada de Rondônia no Congresso Nacional, deputado Eduardo Valverde, que está “mobilizada para a tarefa política” de articular a votação da matéria em segundo turno. A PEC foi aprovada em primeiro turno no dia 16 de setembro, com 379 votos favoráveis.

Os deputados federais do Estado e sindicalistas presentes no plenário 12 da Câmara, onde ocorreu a reunião, decidiram trabalhar pela votação da matéria na terça-feira (6), após examinarem a possibilidade de ser votada com sucesso no dia de hoje.

Eles decidiram não insistir na votação devido à decisão do colégio de líderes, em acordo com a Mesa Diretora, de colocar em votação somente a PEC que desvincula os recursos da educação da DRU. Eles explicaram aos sindicalistas que regimentalmente não haveria como reverter a pauta e colocar a transposição antes dessa matéria.

O deputado Moreira Mendes (PPS) disse que, em razão disso, não conviria arriscar a votação. “Essa matéria é tranqüila, não há resistência de nenhum partido. Vamos votar na semana que vem”, afirmou.

A senadora Fátima Cleide reiterou que o compromisso do PT é com a votação da matéria. Ela disse ter conversado pela manhã com o líder Henrique Fontana, e mais uma vez ele garantiu apoio para inclusão na pauta.

Presidente da Comissão Especial que analisou a matéria, o deputado Mauro Nazif conduziu a reunião. Ele e a deputada Marinha Raupp reiteraram o compromisso de toda a bancada com a PEC da Transposição, e vários sindicalistas usaram a palavra para elogiar a bancada federal do Estado.

A deputada Marinha Raupp disse que, em conversa com o líder do PMDB, deputado Henrique Alves, ele garantiu “estar pronto para fazer o trabalho” de votação na semana que vem.

O senador Valdir Raupp se comprometeu em conversar com o presidente da Câmara, Michel Temer, na terça-feira pela manhã para garantir a votação da PEC. Temer viaja em missão à Dinamarca, e estará em Brasília na segunda-feira à noite.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia